quarta-feira, 20 de julho de 2011

Petróleo: Venezuela supera a Arábia Saudita como dona da maior reserva do mundo

http://psolinternacional.org/wp-content/uploads/2011/05/pdvsa-socialista.jpg

São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 2011


PETRÓLEO
VENEZUELA DIZ QUE SUPEROU A ARÁBIA SAUDITA

Os venezuelanos disseram à Opep que seu país ultrapassou a Arábia Saudita como dono da maior reserva de óleo do mundo.

A Opep divulgou que as reservas venezuelanas cresceram 40% em 2010.


O presidente de Cuba, Raul Castro, recebe o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que voltou a Havana com sua filha na madrugada deste domingo

Folha.com, 17/07/2011 - 02h00

Após delegar poderes a vice, Chávez chega a Cuba para tratamento

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarcou no início da madrugada deste domingo em Cuba, onde deverá continuar seu tratamento contra o câncer. Acompanhado de sua filha, Rosa Virgínia, Chávez foi recebido no aeroporto de Havana pelo presidente cubano, Raúl Castro, e pelo chanceler do país, Bruno Rodríguez. Na última sexta-feira (15), Chávez havia dito ter solicitado uma permissão ao Parlamento para viajar para Cuba e iniciar a segunda etapa de seu tratamento contra o câncer que inclui a aplicação de quimioterapia.
No sábado, o Parlamento aprovou, por unanimidade, a permissão solicitada pelo presidente que, há duas semanas tinha anunciado sobre a operação de um tumor cancerígeno em Cuba. Chávez agradeceu a centenas de pessoas que saíram às ruas para se despedirem dele e lembrou que neste sábado, dia de Nossa Senhora do Carmo, tinha pedido para que ela continue "enchendo de vida" do povo venezuelano.
"Vou, estarei, virei e seguirei transitando nesta nova parte da minha vida. Me comprometo a seguir vivendo junto à nação venezuelana nestes tempos de ressurreição. Não é tempo de morrer, é tempo de viver, vida para todos", exclamou o presidente, que viaja para Cuba na companhia de sua filha Maria. O presidente venezuelano não anunciou a data de seu retorno ao país. "Espero que não seja um período muito longo [de ausência]", disse.
 
VICE E DEBATE
Chávez deixará em Caracas um fortalecido vice-presidente. Na Venezuela, o cargo é de livre nomeação pelo presidente. Jaua, ex-líder estudantil e considerado um dos "duros ideológicos" do governo, está no posto desde janeiro de 2010. Além da prerrogativa de expropriar bens, o vice-presidente também aprovará a compra de divisas - estratégico num país com controle cambial - e poderá nomear vice-ministros.
A viagem do presidente voltou a acender na Assembleia o debate sobre o status jurídico de Chávez durante sua estadia em Havana. Integrantes da oposição voltaram a defender que a viagem do mandatário configurava "ausência temporária" e a posse automática do vice-presidente no cargo. Os governistas insistiram que o presidente seguirá governando, pelo tempo que seja necessário, em Cuba, respaldado pela autorização de ontem.
O acalorado debate da Assembleia, então transmitido pelos canais estatais, foi interrompido pelo presidente Chávez, que ordenou a convocação da cadeia nacional de todas as rádios e TVs para transmitir a sua reunião com ministros.A Venezuela acompanhou, quando autorizado por Chávez, as falas dos deputados - da situação e da oposição. Com tela dividida ao meio, se via a Assembleia e também os rostos de ministros e do presidente reagindo às declarações dos parlamentares.
colaborou Flávia Marreiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário