terça-feira, 26 de julho de 2011

AIDS - Orientação sobre terapia de emergência após contato com HIV

http://mystuffspace.com/graphic/aids-ribbon.gif

 


São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011

AIDS

Site dá orientação sobre terapia de emergência após contato com HIV

DE SÃO PAULO - Um site lançado neste mês pela Coordenação Estadual DST/Aids-SP, ligada à Secretaria de Estado da Saúde, dá orientações sobre como se prevenir da infecção pelo HIV após o contato com o vírus.

A terapia, conhecida como PEP (Profilaxia Pós-Exposição), usa antirretrovirais e deve começar horas depois da contaminação. O tratamento dura 28 dias, sem interrupção, e é feito sob orientação médica.
A profilaxia é indicada para pessoas que suspeitam ter se exposto ao vírus após relação sexual com penetração sem camisinha com alguém que vive com HIV ou que não se sabe se tem ou não o vírus.
Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas.
O ideal é que os remédios sejam tomados em até duas horas após a exposição ao HIV e, no máximo, após 72 horas.

O site esclarece dúvidas sobre sobre o tratamento e oferece mais de 300 endereços de serviços onde a profilaxia pós-exposição está disponível.

Além do site (www3.crt.saude.sp.gov.br/profilaxia/hotsite), a secretaria de saúde tem um telefone para orientações: 0800-16-2550.

Nenhum comentário:

Postar um comentário