terça-feira, 26 de julho de 2011

Vaticano retira embaixador de Dublin por escândalo de pedofilia




São Paulo, terça-feira, 26 de julho de 2011

Vaticano retira embaixador de Dublin por escândalo de pedofilia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Vaticano decidiu ontem convocar seu representante na Irlanda para consultas depois das duras críticas do primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, contra a Santa Sé em um caso de pedofilia.
Segundo o porta-voz da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, o arcebispo Giuseppe Leanza, núncio apostólico da Irlanda, foi chamado de Dublin para consultas. A medida é uma forma comum de "retaliação diplomática" entre Estados, mas raramente é usada pelo Vaticano. Reflete a crescente tensão da relação com o governo irlandês.
Na semana passada, o premiê irlandês acusou a Igreja Católica e a Santa Sé de obstruírem as investigações depois da publicação de um relatório sobre atos de pedofilia cometidos em 1996 e 2009 por 19 sacerdotes da diocese de Cloyne, no sul da Irlanda. O informe, divulgado no último dia 13, conclui que a resposta das autoridades católicas irlandesas neste caso havia sido "inadequada".
"Pela primeira vez na Irlanda, um informe sobre os abusos sexuais cometidos contra crianças expõe uma tentativa da Santa Sé de obstruir uma investigação em uma república soberana e democrática", disse Kenny.
O governo irlandês declarou em comunicado que não estava surpreso com a retirada do núncio de Dublin e esperava uma resposta oficial do Vaticano para as acusações de que a Igreja teria encoberto os casos de pedofilia.
A Irlanda endureceu críticas ao Vaticano depois que foi divulgada uma carta da Santa Sé aos bispos irlandeses, datada de 1997, em que se minimizavam as diretrizes do governo sobre abusos sexuais, referindo-se às normas como um "estudo".
É a primeira vez, em 17 anos de escândalos de pedofilia envolvendo padres na Irlanda, que o governo confronta o Vaticano em vez de líderes locais da igreja. Para analistas, revelações sobre casos de abusos e espancamentos abalaram a autoridade da Igreja Católica no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário