segunda-feira, 11 de julho de 2011

A grande estátua de Alexandre Magno

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhV8OmbxMKoCnLsQ4YmsIuQN1Tuyns_sMyIMGl3tRNTRg-hv1sfpQEdGASdybLASfCm8iQnBWyGf2CxfJdDuQjkkR5_1T2LSO3d1vUu6syA1_65tu_1I1UmVxjfQcyooQoM9Tm7-l7UGWLs/s1600/ALEXANDER+THE+GREAT.jpg



São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 2011


DIÁRIO DE SKOPJE

Cansada da pressão grega, Macedônia reivindica um herói

Por MATTHEW BRUNWASSER

SKOPJE, Macedônia - Trabalhadores ergueram recentemente uma estátua de bronze de 14,6 metros de altura de Alexandre, o Grande, pesando 27,2 toneladas métricas, e a colocaram sobre um pedestal na praça central de Skopje, a capital da Macedônia.
"Esta é uma maneira de a Macedônia afirmar sua existência nacional", disse Vasiliki Neofotistos, antropólogo da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo que estuda a política da identidade na Macedônia.
A estátua representa uma exibição de engenharia civil - e política - calibrada com precisão.
A Macedônia está imersa em uma das disputas mais refratárias do mundo pós-comunista: a Grécia vem obstruindo as relações internacionais do país há 20 anos por considerar o nome "Macedônia" uma apropriação de sua identidade helênica e do nome de sua província setentrional também chamada Macedônia.
País de 2 milhões de habitantes e com índice de desemprego de 31%, a Macedônia quer reconhecimento. Reforçar seus laços com uma celebridade global da antiguidade é algo que encontra eco entre os macedônios. "Temos orgulho de Alexandre", disse Petko Bozhinovski, 48. "Nosso Alexandre voltou para sua pátria."
O projeto é controverso - custou cerca de US$ 13 milhões. Mas, para os fãs da estátua, existem coisas que não têm preço. "Se você perde sua identidade, você não é ninguém", falou o etnógrafo Alexandar Ristevski, 32.
Em 2008, a Macedônia recebeu uma promessa de um convite para ingressar na Otan, mas a Grécia o vetou porque a questão do nome não tinha sido resolvida. Em 2005, ela candidatou-se a ingressar na União Europeia, mas, em função da resistência grega, ainda não foi fixada data para o início das discussões.
"Por que deveríamos mudar nosso nome em função da Grécia?", perguntou Alex Trajanovski, diplomata aposentado, afirmando que a Macedônia foi reconhecida por 135 países.
A Grécia se mostra igualmente obstinada. No mês passado, seu chanceler, Stavros Lambrinidis, descreveu a estátua em Skopje como "provocação".
Quando a Macedônia declarou sua independência da Iugoslávia em 1991, a Grécia protestou contra seu nome e sua bandeira. Em 1995, os dois países firmaram um acordo temporário pelo qual a Macedônia seria conhecida internacionalmente como a Ex-República Iugoslava da Macedônia. A Grécia concordou em não bloquear a participação da Macedônia em instituições internacionais.
Os lados estão negociando um novo nome. A Macedônia moveu uma ação contra a Grécia no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, acusando-a de violar o acordo de 1995. Uma decisão está prevista para setembro. A Macedônia também deu o nome de Alexandre ao aeroporto de Skopje, a uma rodovia e a um estádio. A estátua de Alexandre será inaugurada no dia da independência nacional, 8 de setembro.
O arqueólogo Pasko Kuzman, do Ministério da Cultura, disse que Alexandre ajudou a criar uma identidade para a nação. "Alexandre conquistou o mundo", ele ponderou. "Você abriria mão de algo assim? Creio que não."

Nenhum comentário:

Postar um comentário