segunda-feira, 11 de julho de 2011

A biografia de americana sequestrada e violentada por 18 anos

A Stolen Life: A Memoir 



Terra, 11 de julho de 2011

Americana sequestrada e violentada por 18 anos narra parto aos 14


Jaycee Dugard (dir.) concede entrevista à apresentadora da  ABC News  Diane Sawyer. Foto: AP Jaycee Dugard (dir.) concede entrevista à apresentadora da ABC News Diane Sawyer
Foto: AP

Uma californiana que foi sequestrada quando era criança e violentada de maneira regular durante os 18 anos de cativeiro descreveu os detalhes dos abusos na primeira entrevista concedida a um canal de televisão.
Jaycee Dugard, que tinha 11 anos quando foi raptada em 1991 por Phillip e Nancy Garrido, descreveu os momentos em que deu à luz a duas filhas e como as crianças a ajudaram a seguir adiante.
Dugard descreveu o primeiro parto, quando estava sozinha em um jardim com apenas 14 anos, como a experiência mais dolorosa de toda sua vida.
Mas ao ver a filha pela primeira vez, entendeu que não estaria mais sozinha. "Tinha alguém mais que era meu... e sabia que não deixaria que nada acontecesse com ela", disse ao canal ABC.
Phillip Garrido foi condenado em junho a 431 anos de prisão e sua esposa a 36 anos, depois que o casal admitiu culpa nos crimes que comoveram os Estados Unidos e o mundo.
Jaycee Dugard, que conta a experiência no livro A Stolen Life (Uma vida roubada), que será lançado esta semana, disse que contar em detalhes todo o sofrimento a ajudou a obter uma libertação mental.
"Por quê não olhar para os fatos? Sabes, observar até que não provoque mais medo", disse a mulher de 31 anos. "Não quero mais segredos. Não fiz nada ruim", completou.
"Não é que eu tenha feito algo que provocasse o que aconteceu. E sinto isso ao ter exposto tudo, é muito libertador", disse na entrevista.
Dugard descreveu o momento em que foi sequestrada - 10 de junho de 1991 -, quando seguia para a escola, depois de deixar sua casa em South Lake Tahoe (Califórnia), como o "momento mais horrível".
Ao falar sobre como lidava com os repetidos estupros dos quais era vítima, disse que "há um botão que tinha que desligar".
"Você só faz o que tem que fazer para sobreviver", declarou.

Trechos da entrevistas pode ser assistidos em http://abcnews.go.com/US/jaycee_dugard/jaycee-dugard-interview-diane-sawyer-future-surviving-philip/story?id=14040269

Nenhum comentário:

Postar um comentário