sexta-feira, 22 de julho de 2011

Partido-fantasma



São Paulo, sexta-feira, 22 de julho de 2011


Partido-fantasma

FERNANDO DE BARROS E SILVA

SÃO PAULO - As assinaturas de apoio à criação do PSD são tão autênticas quanto a cor do cabelo do prefeito Gilberto Kassab.
Como se ainda precisasse ser desmoralizado, o novo partido -nem de centro, nem de esquerda, nem de direita- vai multiplicando fraudes durante sua gestação.
Submetidas à perícia a pedido deste jornal, todas as três listas examinadas, oriundas do Rio e de São Paulo, estavam recheadas de embustes. Assinaturas atribuídas a diversos eleitores foram feitas, na verdade, por uma única pessoa. Até um defunto punha seu nome ali, -logro idêntico ao que já havia sido descoberto em fichas de Santa Catarina. No Paraná, em vez da violação dos mortos, o partido optou pela assinatura de analfabetos.
Não bastasse, a máquina da prefeitura foi posta a serviço da legenda. Um repórter da Folha assinou a lista dentro do gabinete do subprefeito da Freguesia do Ó. Faltam-me ÓÓÓÓÓs para descrever as peripécias dessa turma de Kassab.
Em Ermelino Matarazzo, periferia leste da capital, 18 supostos apoiadores do novo partido foram convocados pelo cartório eleitoral para uma checagem. Nove deles disseram não ter assinado nada. Nessa amostra, só 50% de trapaça.
O cacique do PSD no Rio, deputado Indio da Costa, diz que tudo está sendo feito "dentro da maior lisura possível". A iniciativa mais séria desse personagem caricato do neoconservadorismo de beira-mar, a quem José Serra quis dar projeção nacional, foi aquele projeto para proibir esmolas nos sinais de trânsito. Não se deve mesmo acostumar essa gente das ruas à vida fácil...
Até setembro, o PSD de Kassab e Indio terá de recolher 490 mil assinaturas em pelo menos nove Estados. Estão trabalhando nessa base, "dentro da maior lisura possível". O prefeito paulistano levou muito ao pé da letra a verdade de que os partidos, no Brasil, não valem nada e não representam nada, são só agrupamentos de fachada para acomodar interesses pessoais e escusos.

.....

Folha.com, 21/07/2011

Perícia revela fraude para fundar partido de Kassab

DE SÃO PAULO

Listas de apoio em São Paulo e no Rio de Janeiro à criação do PSD, partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab, foram preenchidas com assinaturas falsificadas, atesta perícia grafotécnica feita a pedido da Folha.
Reportagem de Daniela Lima e Catia Seabra, publicada na Folha desta quinta-feira (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), mostra que em uma das fichas, de 10 assinaturas coletadas, 5 foram feitas pela mesma pessoa. No documento do Rio, há assinatura atribuída a um eleitor que morreu.
A coleta de assinaturas é uma exigência da Justiça Eleitoral para a criação de uma nova sigla. Kassab corre contra o tempo para apresentar cerca de 490 mil assinaturas até setembro deste ano, para que o partido tenha condições de participar das eleições municipais de 2012. Procurado pela reportagem, o ex-deputado Indio da Costa, coordenador do PSD no Rio, disse que faz uma "checagem primária" das assinaturas, para evitar erros. Segundo ele, com esse procedimento, o partido já descartou 36 mil de cerca de 82 mil assinaturas coletadas, por ter identificado falhas.

Editoria de Arte/Folhapress






https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhezXm99PB7nbBlWUvbnpK7WsMf4CAlkHiXPRZVrqt_JO_MoTI2JBgtfvUy0ZVany1a1K7BsQgMtncAZ4mYIda_NCtEEBA6PGEKBgkN3be5oNQ23nJ9TkX4HUhapCIaTCuumE8YDjc1f_U/s200/fraude.jpg


São Paulo, sábado, 16 de julho de 2011


Juiz vê fraude em ficha de partido de Kassab

EM SÃO PAULO

Um juiz eleitoral do Amazonas identificou possível fraude em dois terços de uma lista de assinaturas entregue em apoio à criação do PSD, sigla do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A Polícia Federal vai periciar o documento para atestar as supostas falsificações.
A suposta fraude foi identificada pelo cartório da 62ª zona eleitoral do Estado, em Manaus. De acordo com o juiz Carlos Zamith, das 900 assinaturas entregues em sua zona, cerca de 600 estão sob suspeita. As firmas da lista foram comparadas com as do caderno de votações.
"Apostaria o meu salário que foi uma pessoa que assinou uma das folhas inteirinha. A firmeza da escrita é a mesma", disse Zamith.
Outras assinaturas foram entregues nas demais zonas eleitorais do AM. O juiz disse que funcionários identificaram um eleitor morto numa lista enviada à 59ª zona eleitoral de Manaus.
A Folha procurou a assessoria do governador do Amazonas, Omar Aziz, mas não houve resposta até a conclusão desta edição.
A coleta de assinaturas para a criação do PSD é alvo de dois inquéritos da PF, no Paraná e em Santa Catarina.
Kassab precisa do aval do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à assinatura de 490,3 mil eleitores até o dia 7 de outubro para que o novo partido participe das eleições municipais do ano que vem -238 mil já foram certificadas por cartórios do país. Aliados do prefeito temem que questionamentos atrasem o processo.
(ITALO NOGUEIRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário