terça-feira, 5 de julho de 2011

Faculdades públicas têm melhor desempenho no exame da OAB

Privatizar a Educação serve para que? Para gerar lucros e para ferrar com a qualidade de ensino....

Vejam a matéria abaixo!




O Globo OnLine, 05/07/2011
 
UnB em primeiro lugar

Faculdades públicas têm melhor desempenho no exame da OAB

 

Reprodução OAB

RIO - Os alunos de faculdades de Direito mantidas por universidades públicas têm melhor desempenho no Exame de Ordem do que os que se formaram em instituições privadas de ensino, segundo o levantamento da revista Consultor Jurídico desta terça-feira. Das 20 instituições que mais aprovaram em termos proporcionais (acima de 50%) no último exame, 19 são públicas. (confira aqui o ranking do país) .
A Universidade de Brasília (UnB) é a campeã em desempenho. Dos 43 alunos formados pela universidade que fizeram as provas, 29 receberam a carteira da Ordem dos Advogados, o que representa índice de 67,4% de sucesso. O segundo e terceiro lugares são de universidade federais mineiras. A Federal de Juiz de Fora obteve índice de 67,3% de aprovação e a Federal de Minas Gerais, 65,3%. A USP aparece em quarto lugar (63,4%), seguida da Federal do Piauí (60,9%). As cinco primeiras colocadas formaram juntas 424 advogados. A Uerj ficou no décimo terceiro lugar, mas no raking do Rio , a universidade aparece em primeiro.

TRÊS SÃO DO RIO:OAB divulga lista com as 90 faculdades que não aprovaram nenhum aluno no Exame de Ordem
VEJA A LISTA:as faculdades que não aprovaram nenhum aluno no exame da Ordem

AVALIAÇÃO:
Em quatro anos, MEC já suspendeu mais de 34 mil vagas em curso de Direito considerados ruins A única faculdade particular que aparece no ranking das que mais aprovaram bacharéis é a Faculdade Baiana de Direito e Gestão, que ocupa o 20º lugar da lista.

A Universidade de Brasília deixou a USP em quarto lugar.


As estatísticas se referem ao Exame de Ordem 2010.3, o último aplicado, feitas pelo Conselho Federal da OAB, que repassou os dados às seccionais. Bacharéis de 747 das 1.174 faculdades de Direito se submeteram às provas. No total, prestaram o exame 104.126 alunos formados ou que estudam no último ano do curso de Direito. Apenas 12.534 se tornaram advogados.
O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, encaminhou nesta terça-feira ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ofício com a lista das 90 faculdades que não tiveram alunos aprovados no exame. A entidade cobra que os índices de aprovação em "exames de proficiência" dessas faculdades passem a ser acompanhados de perto pelo MEC, devendo ainda cumprir algumas metas estabelecidas pelo ministério, sob pena de serem punidas com redução de vagas, suspensão de cursos e, em casos extremos, fechamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário