terça-feira, 14 de junho de 2011

Quando Che Guevara nasceu realmente?


http://www.cheguevara.com/images/che-guevara-2.jpg


Para aqueles que comemoram o nascimento do Guerrilheiro Heróico não celebrarem na data errada.

Che não nasceu num 14 de junho. Che, na verdade, nasceu num 14 de maio.

A biografia mais completa de Che Guevara é a escrita por John Lee Anderson, o qual foi o primeiro a ter acesso ao material guardado pela última esposa de Che, Alleda March, e pela sua mãe.

À pág. 19 podemos ler: 
 
"O horóscopo causava certa confusão. Se o famoso guerrilheiro revolucionário. Ernesto  "Che" Guevara, houvesse realmente nascido em 14 de junho de 1928, como constava em sua certidão de nascimento, seria do signo de Gêmeos - e, além disso, sem nada de extraordinário. A astróloga, uma amiga da mãe de Che, refez seus cálculos em busca de algum erro, mas chegou aos mesmos resultados. O "Che" que aparecia em suas análises era uma personalidade sem brilho, dependente, que levara uma vida que nada tivera de especial. Só havia duas possibilidades: ou bem ela estava certa a respeito de Che ou, como astróloga, não valia nada.

Quando lhe mostraram o horóscopo, a mãe de Che deu uma risada. Revelou então um segredo que guardava zelosamente por mais de três décadas. Na verdade, seu filho mais famoso nascera um mês antes, no dia 14 de maio. Ele não era de Gêmeos coisa nenhuma, mas sim um taurino teimoso e decidido.

A tapeação teria sido necessária porque, explicou ela, porque estava grávida quando se casou com o pai de Che."

Já há alguns sítios na internet que tomam em consideração esta declaração de sua mãe e colocam a sua verdadeira data de nascimento e não aquela que aparece na certidão. Como, por exemplo, este: http://somosnosn.vilabol.uol.com.br/che.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário