quarta-feira, 29 de junho de 2011

Venezuela cancela cúpula latino-americana devido a saúde de Chávez

O Globo OnLine, 29/06/2011 às 19h08m
 
Mistério continua

Venezuela cancela cúpula latino-americana marcada para o dia 6 devido a problemas de saúde de Chávez

 

Flávio Freire (flavio@sp.oglobo.com.br) - Enviado EspecialCom agências internacionais

Mulheres participam de missa em Caracas pela saúde de Chávez - Reuters

ASSUNÇÃO - A menos de uma semana da realização da Cúpula dos Estados Latino Americanos e Caribe (Celac), a anfitriã Venezuela anunciou nesta quarta-feira a suspensão do encontro, em razão do estado de saúde do presidente Hugo Chávez. Internado em Cuba desde o início do mês, oficialmente para tratamento de um absesso pélvico, ele tem evitado falar sobre a doença, o que aumenta o grau de especulações sobre quando poderá retornar ao país. O adiamento da Celac para o segundo semestre reforçou a ideia de que a volta de Chávez para Venezuela continua sem prazo determinado. Ainda assim, mesmo em Havana, Chávez continuaria no comando da Venezuela, despachando por telefone com os ministros, iniciativa que tem irritado a oposição. Marcada para os dias 4 e 5 de julho, a Celac foi suspensa após uma equipe médica recomendar ao presidente venezuelano a manutenção do tratamento, sem viagens ou trabalho.
A suspensão reforçou a preocupação de dirigentes do cone sul, embora o discurso adotado fora o de evitar alarmismos. Ao mesmo tempo, ninguém dá informações a respeito da saúde de Chávez, mesmo depois de contatos com autoridades próximas a Hugo Chávez. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, recebeu um telefonema do chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, que o comunicou sobre a suspensão do evento. A presidente Dilma Rousseff foi comunicada em seguida, pelo próprio chanceler brasileira. Ainda assim, Patriota evitou se estender sobre a expectativa de recuperação de Chávez.
- Realmente não tenho informação nenhuma, o que sei é que (a suspensão) foi por motivos de recomendação médica - disse Patriota, durante a 41ª Cúpula do Mercosul, em Assunção, Paraguai, da qual Chávez também participaria - Foi uma gentileza o telefonema de Maduro.
- As informações que tivemos do governo venezuelano são de que está tudo confirmado, com a presença dele. Evidentemente temos uma preocupação com a saúde dos chefes de Estado da região, mas as informações que tivemos foram tranquilas - assegurou Garcia, durante a 41ª Cúpula do Mercosul, em Assunção, Paraguai, pouco antes do anúncio de Caracas.
Na manhã desta quarta-feira, uma missa, pedida pelo Congresso venezuelano, foi celebrada em Caracas pela saúde de Chávez.
 
.....

O Estadão OnLine, 29 de junho de 2011 | 1h 41

Após cirurgia, TV cubana mostra Hugo Chávez disposto

AE
Visivelmente mais magro e disposto, Chávez está com Fidel Castro em um jardim folheando uma edição do jornal cubano Granma    

CARACAS - Após 18 dias sem aparecer em público, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu na terça-feira, 28, acompanhado do ex-líder cubano Fidel Castro, em vídeo transmitido pela TV estatal venezuelana. Chávez está em recuperação em Havana desde 10 de junho, após ser submetido a uma cirurgia de emergência para remoção de um abscesso pélvico, segundo informou o governo. No vídeo, Chávez - visivelmente mais magro e bem disposto - está conversando com Fidel, de pé, em um jardim. Em outro local, ele e Fidel aparecem sentados, conversando, acompanhados da filha mais velha do líder venezuelano. Em algumas imagens, os políticos são vistos com a edição de terça-feira, 28, do jornal cubano Granma nas mãos.
"Essas imagens são de hoje. O presidente está se recuperando bem, está ativo", afirmou o ministro de Comunicação da Venezuela, Andres Izarra. A divulgação do vídeo ocorre em meio a uma crescente onda de rumores sobre o estado de saúde de Chávez. Desde a operação, o único detalhe sobre a cirurgia foi dado dias depois, pelo próprio Chávez, de 56 anos, quando afirmou por telefone ao canal estatal de TV que se recuperava bem.
A oposição, a imprensa local e alguns jornais internacionais, baseados em fontes anônimas, afirmam que Chávez poderia ter um câncer na próstata, razão pela qual continuaria sendo tratado em Havana. Na terça-feira também, Chávez, em comunicado, felicitou o "irmão brasileiro", José Graziano da Silva, por ser "o primeiro latino-americano da história a ser eleito o novo diretor-geral da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO)"

.....
O Globo OnLine, 29/06/2011

Chávez deve voltar a Caracas no fim de semana

Fidel e Chávez em imagem divulgada na terça / Reprodução

Em Cuba há quase 20 dias, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve voltar a Caracas no próximo fim de semana, como foi passado à presidente Dilma Rousseff. A informação é do colunista Ancelmo Gois, na edição desta quarta-feira do GLOBO.

Segundo o colunista, na passagem pelo Equador, a caminho de Cuba, Chávez sentia dores tão fortes que teve que tomar morfina. Mas exames em Havana, prossegue, descartaram a possibilidade de câncer e confirmaram que o problema do venezuelano é realmente um abscesso na região pélvica - como afirma Caracas.
Ancelmo Gois diz ainda que Chávez tem problemas pulmonares, agravados pelo fato de ter voltado a fumar. A grande preocupação dos médicos, afirma, era que "o abscesso desembocasse numa infecção generalizada".


http://www.pdt.org.br/uploads/noticias/hugo-chavez.01.jpg

São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 2011


Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br
Previsão de alta O governo brasileiro foi informado de que Hugo Chávez, ora convalescendo em Havana, estará de volta a Caracas antes do dia 5, quando se comemora o bicentenário da Independência da Venezuela. Na data, acontecerá a Cúpula da América Latina e do Caribe sobre integração e desenvolvimento. Dilma é esperada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário