segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tribunal Internacional ordena a prisão de Gaddafi

E contra Netanyahu? E contra os generais israelenses que continuam com seu genocídio contra o povo palestino? E contra o rei da Arábia Saudita? E contra o do Bahrein? Não têm ordens de prisão decretadas contra estes criminosos por que?

Ah.... São aliados dos EUA! Podem ordenar massacres impunemente.


Isto não é e nunca foi um Trinubal independente. Não passa de mais um instrumento das grandes potências.





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGJ7lwsfpgMlsZLib2qlWcW0CGFysiAXilWaIshJWudlviddtObOUl_bueEmpFeS9JLePalAd9qzH-EE-l7mAJi0MECquDyYkzUs1DeWnwSr86lmuhUZY5wcZGhFFleLomMQakLBlsnEI/s1600/20-07-01.jpg


UOL, 27/06/2011

 

Tribunal Internacional ordena a prisão de Gaddafi, seu filho e do chefe da inteligência líbia

 
Do UOL Notícias*
Em São Paulo

 
O Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu a prisão do líder líbio Muammar Gaddafi, de seu filho Saif al-Islam e do chefe da inteligência de seu governo Abdullah al-Senussi por crimes contra a humanidade.
 
Juízes anunciaram nesta segunda-feira (27) que Gaddafi é procurado por orquestrar a morte, promover ataques e a prisão de centenas de civis durante os 12 primeiros dias da rebelião contra o seu governo.Em uma audiência pública, os juízes do TPI explicaram que a Procuradoria apresentou provas suficientes para que fosse emitida a ordem de detenção contra Gaddafi e pessoas de seu entorno, acusados de crimes contra a humanidade supostamente cometidos na Líbia a partir de fevereiro, durante as revoltas no país.
 
"Pela presente, a câmara emite uma ordem de prisão contra Muammar Gaddafi", declarou a juíza Sanji Mmasenono Monageng, durante uma audiência do TPI, com sede em Haia. Mmasenono disse que a detenção dos três dirigentes líbios "é necessária", entre outras razões, "para evitar que continuem cometendo os crimes". Na leitura da decisão, a juíza especificou que "há base suficiente" para crer que Gaddafi e seu filho cometeram assassinatos e perseguições, entendidas como crimes contra a humanidade, "especialmente em Trípoli, Benghazi e Misrata", entre "15 de fevereiro de 2011 e pelo menos 28 de fevereiro de 2011". No caso de Al Senusi, "há provas suficientes" para crer que esses crimes, dos quais o cunhado de Gaddafi teria sido um "executor indireto", foram cometidos sob sua responsabilidade de comando.

A juíza esclareceu que agora cabe à Procuradoria mandar "um pedido de cooperação" às autoridades competentes na Líbia para que a ordem de detenção seja executada. Além disso, declarou que a ordem emitida nesta segunda-feira não significa que Gaddafi, seu filho e cunhado sejam culpados, o que deverá ser esclarecido durante o julgamento.

O procurador-chefe do TPI, Luis Moreno Ocampo, havia solicitado aos juízes em 16 de maio que determinassem a prisão do líder líbio após concluir a investigação solicitada pelo Conselho de Segurança da ONU. Para a Procuradoria, os três formam um triângulo fundamental do regime líbio, com Gaddafi como "autoridade absoluta", seu filho como "primeiro-ministro de fato" e El Senusi como "braço direito" e executor dos crimes. Os promotores consideram que Gaddafi emitiu ordens diretas para os ataques contra civis, os quais ocorreram nas casas das vítimas, nas vias públicas, e inclusive durante funerais.

Ocampo investiga os crimes na Líbia desde março, depois que o Conselho de Segurança da ONU lhe remeteu o caso com uma resolução tomada de forma unânime.
 
* Com as agências internacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário