Folha.com, 19/06/2011
Otan admite responsabilidade por morte de civis na Líbia
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) reconheceu, neste domingo, sua responsabilidade na morte de civis durante um ataque aéreo a Trípoli, capital da Líbia, depois de o regime de Muammar Gaddafi ter acusado a Aliança Militar Ocidental de matar nove civis em um bombardeio.
"A Otan reconhece perdas civis durante um ataque a Trípoli", informou a aliança militar em um comunicado. "O alvo previsto dos ataques aéreos em Trípoli, na noite passada, era um armazém militar de mísseis. Parece que uma arma não atingiu o alvo previsto e que pode ter havido um erro no sistema, que causou um certo número de vítimas civis", acrescentou a Otan no comunicado. "A Otan lamenta a perda de vidas de civis inocentes", afirmou, por sua vez, o comandante da operação, tenente-general Charles Bouchard.
No domingo cedo, autoridades líbias levaram repórteres a uma área residencial no distrito de Souq al-Juma, em Trípoli, onde os jornalistas viram corpos sendo retirados dos destroços de um prédio destruído. Mais tarde, em um hospital, foram mostrados os corpos de duas crianças e três adultos que, segundo as autoridades, estariam entre os mortos no ataque.
O porta-voz do governo líbio, Musa Ibrahim, disse que nove pessoas, cinco delas da mesma família, haviam morrido e outras 18 ficaram feridas em um ataque da Otan a um bairro residencial de Trípoli, na madrugada deste domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário