quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brasil acumula 60 prêmios no Cannes Lions

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São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2011


Brasil acumula 60 prêmios em Cannes
DE SÃO PAULO

Mesmo sem o resultado oficial de 4 das 13 categorias, o mercado publicitário brasileiro já conseguiu bater seu recorde no festival internacional de Cannes Lions: foram 60 Leões (5 de ouro) neste ano, ante 58 em 2010.
Um destaque foi a categoria impressa, na qual o Brasil liderou a lista de premiados, com 20 Leões (o dobro de 2010). Um deles foi o Leão de Ouro da AlmapBBDO, com a campanha para a Billboard.
Os Leões são divididos em ouro, prata e bronze, e cada categoria tem um "grand prix" (o Brasil não ganhou nenhum nesta edição).



Outro destaque, cujo resultado também foi anunciado ontem, é a categoria de design: foram cinco prêmios, ante dois em 2010. Em outdoors, o Brasil também liderou os premiados, com 17.
Menos animadora, a categoria Cyber, de comunicação on-line (que tem cada vez menos brasileiros inscritos), rendeu só um Leão, de prata, ao o Brasil, para a campanha da agência Loducca feita para o RedBull.
Para o jurado brasileiro da categoria, Raphael Vasconcellos, da AgenciaClick Isobar, "o Brasil ainda faz o "cyber" que fazia seis anos atrás". E a categoria, que envolve tecnologia, software e inovação, evolui depressa.
"As agências têm de passar a ser celeiros criativos, com profissionais mais diversos, com competências além da publicidade." A analogia discutida no júri: misturar propaganda e Vale do Silício.
Quatro categorias ainda estão em julgamento, uma delas a de filmes, na qual o Brasil tem 14 pré-selecionados. Os vencedores serão revelados no sábado, junto com os prêmios especiais, como a Palma de Ouro.
Para João Batista Ciaco, diretor de publicidade da Fiat, que apresentou a experiência do carro colaborativo Mio, o bom momento econômico do país se reflete na publicidade. "E requer esforço continuar vendendo, ao construir marcas e experiências duradouras", afirma.

Credibilidade de jornalistas é maior no Brasil
DE SÃO PAULO

A credibilidade de jornalistas e publicitários é maior no Brasil do que no exterior, aponta estudo realizado por instituto de pesquisa alemão em 19 países.
Os jornalistas detêm a confiança de 79% dos entrevistados e ocupam a 7ª posição em um ranking de 20 profissões e organizações. Os publicitários vêm em seguida, com 72%.
Na média geral dos países, os jornalistas aparecem na 13ª colocação (44% das menções), e os publicitários, em penúltimo lugar (com 29%), de acordo com o ranking da empresa de pesquisa GfK, a 4ª maior do mundo no setor.
Os profissionais de marketing também contam com mais credibilidade no Brasil do que em outros países.
Ocupam a 11ª posição na lista, com um índice de credibilidade de 70%. Na média mundial, os profissionais do marketing estão em 15º lugar, com 32%.
Os bombeiros seguem liderando os rankings mundial e brasileiro, com índice de 97% de credibilidade no Brasil e de 94% na média geral dos países.
Em seguida vêm os carteiros e professores (com 91% da confiança), depois os médicos e os profissionais do Exército.
Na 5ª posição, estão as organizações de proteção ao ambiente (82%).
Em último lugar, no Brasil e no exterior, estão os políticos, com índice de credibilidade de 19% e 17%, respectivamente.
Antes deles, no Brasil, estão os executivos de banco, com índice de confiança de 48%, sindicatos (58%) e policiais (59%).
O estudo mediu o nível de confiança da população em profissões e organizações em 14 países da Europa, além de Colômbia, EUA, Índia e Turquia.
Foram ouvidas 19.261 pessoas de mais de 15 anos, das quais mil no Brasil.
(MARIANA BARBOSA)

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