terça-feira, 21 de junho de 2011

Lula ganha prêmio internacional por combate à fome

Obviamente o "competentíssimo administrador" Zé Bolinha-de-Papel não concorda. Para ele "o Fome Zero ficou só no nome, que fez sucesso no Brasil e, principalmente, no exterior. Suas múltiplas ações e metas, pouco saíram do papel"...
Nunca pensei que levar uma bolinha de papel na cabeça pudesse afetar tanto o bom senso e o raciocínio de alguém... Ou será que estes transtornos mentais dos quais padece este entreguista são, na verdade, causados por falta de escrúpulos?


http://exame.abril.com.br/assets/pictures/22128/size_590_ex-presidente-lula.jpg?1294753112


O Estadão OnLine, 21 de junho de 2011 | 17h 27

Lula ganha prêmio internacional por combate à fome



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado nesta terça-feira como um dos vencedores do prêmio World Food Prize 2011, ao lado de John Kufuor, ex-presidente de Gana.
O nome de Lula foi anunciado em uma cerimônia no Departamento de Estado americano, em Washington, com a presença da secretária Hillary Clinton.
O prêmio, instituído em 1986 pelo Nobel da Paz Norman Borlaug, reconhece pessoas que "contribuem para o avanço do desenvolvimento humano ao melhorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo".
O World Food Prize inclui uma premiação em dinheiro, de US$ 250 mil (cerca de R$ 398 mil), além de uma escultura de autoria do designer Saul Bass. A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 13 de outubro em Des Moines, capital do Estado americano de Iowa (centro do país).
Fome Zero
Segundo os organizadores da premiação, Lula e Kufuor foram escolhidos "por seu comprometimento pessoal e liderança visionária" durante o período que exerceram a Presidência "ao criar e implementar políticas de governo para aliviar a fome e a pobreza em seus países".
"As importantes realizações desses dois ex-chefes de Estado ilustram que a liderança transformacional pode realmente provocar mudanças positivas e melhorar de maneira significativa as vidas das pessoas", diz o texto de apresentação dos vencedores no site da World Food Prize Foundation.
"Durante os oito anos de seu governo, o comprometimento e a visão do presidente Lula conquistaram reduções dramáticas na fome, pobreza extrema e exclusão social, melhorando imensamente as vidas do povo do Brasil", afirma a fundação.
A World Food Prize Foundation cita o sucesso dos programas de combate à fome no Brasil - encabeçados pelo Fome Zero - durante os dois mandatos de Lula e ressalta que durante seu governo o país reduziu pela metade a proporção de pessoas que passam fome e também o percentual de brasileiros vivendo em pobreza extrema. "O Fome Zero rapidamente se transformou em uma das mais bem-sucedidas políticas de segurança alimentar e nutricional no mundo, por meio de sua ampla rede de programas", diz o texto.

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/06/21/bolsa-familia-da-premio-mundial-ao-nunca-dantes/


Paolinelli produziu comida e Lula levou à mesa do pobre

O conjunto de políticas sociais como o Bolsa Família e o Fome Zero é, ao lado da re-estatização da Petrobras, o maior trabalho do Nunca Dantes.

Esse prêmio se inspira em Norman Borlaug, o americano que multiplicou a produção de trigo em países pobres.

Em 2006 os brasileiros Edson Lobato e o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli receberam esse prêmio porque levaram a Embrapa a tirar a acidez do solo do cerrado e produzir espécies de grãos, como a soja, que dão em regiões temperadas e tropicais. Paolinelli e Lobato fizeram do Brasil a melhor agricultura do mundo.

Lula levou essa agricultura à mesa do pobre.

Clique aqui para entrar no site do prêmio World Food Prize. Borlaug ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1970. Nunca Dantes vai ganhar o de 2012.

Quando o FHC não terá mais pulsos para cortar.


Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário