quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bebês de minorias já são maioria nos EUA

O Globo.com, 17/05/2012
 

Bebês de minorias são maioria nos EUA

O Globo
Com Washington Post
 

Bebês nos EUA
Foto: PAWAN KUMAR / REUTERS
Bebês nos EUAPAWAN KUMAR / REUTERS


WASHINGTON – Um novo censo populacional dos EUA divulgado nesta quarta-feira mostra que, pela primeira vez na História americana, o número de bebês de minorias étnicas no país é maior do que o número de bebês das maiorias. De acordo com o levantamento, divulgado pelo jornal “The Washington Post”, 50,4% das crianças americanas menores de 1 ano são hispânicas, negras, asiáticas ou de outros grupos minoritários. Os bebês brancos somaram 49,5%, indicando que as próximas gerações tendem a ser ainda mais plurais.
A pesquisa do Census Bureau utilizou dados coletados do ano 2010 até o início de 2011. Segundo as estimativas, o crescimento do número de bebês de minorias é um reflexo da onda de imigração iniciada há quatro décadas nos EUA.
Na média do país, o número de bebês hispânicos superou o de negros, com uma porcentagem de aproximadamente 25% contra 15%. Especialistas preveem que a população adulta hispânica irá ultrapassar a branca em 2042 e continuar em ascedência.
No momento, a população adulta branca continua majoritária nos EUA e, segundo a pesquisa, é a que tem a maior expectativa de vida, coletivamente. O levantamento mostra que indivíduos de etnia branca têm idade média de 42 anos. Os negros e asiáticos estão na faixa de 30 anos e hispânicos tem idade média de menos de 28 anos.
As minorias representam 37% da média total do país, mas já são maioria em quatro estados: Califórnia, Havaí, Novo México e Texas. Maria Gomez, fundadora do centro Mary’s Center, um dos primeiros nos EUA a ajudar imigrantes no processo pré-natal, acrescenta que a maioria dos estrangeiros que vem para o país é de jovens, o que aumenta as chances de terem filhos e netos nos EUA.
— Pessoas que migram para os EUA são em maioria jovens e saudáveis — disse. — Elas são férteis e esse é o ciclo da vida..

Nenhum comentário:

Postar um comentário