segunda-feira, 6 de junho de 2011

Meninas atrasam a menstruação para ficar mais altas

Mulheres mais altas do mundo

São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011


Meninas atrasam a menstruação para ficar mais altas

IARA BIDERMAN
DE SÃO PAULO

As meninas estão menstruando cada vez mais cedo e têm cada vez mais informações sobre o assunto.
Entre elas, a de que não poderão crescer muito mais depois da primeira menstruação e que adiá-la seria uma forma de ficar mais altas
.
"Existem protocolos para retardar a menarca. O problema é que as adolescentes ou as suas famílias estão querendo adiar a primeira menstruação por uma questão estética", diz a ginecologista Albertina Duarte.
Coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Duarte diz que tem sido procurada por escolas para falar sobre o assunto.
Segundo ela, muitas meninas buscam informações na internet e tomam medicação sem o conhecimento dos pais.

ABUSO DE HORMÔNIO
Há formas naturais de retardar a menarca, como praticar exercícios intensos, ter uma alimentação pouco calórica e dormir direito.
Outras maneiras envolvem o uso de medicamentos, como progesterona, para impedir a ovulação, ou bloqueadores de gonadotrofina, responsável por disparar a fabricação de hormônios sexuais.
"Hoje, há um abuso de medicamentos à base de progesterona [para adiar a menstruação]", diz Duarte.
Não há garantia de resultados, afirma Teresa Cristina Vieira, endocrinologista pediátrica do Hospital Sabará.
"Pode estar na moda, mas não serve para nada. Se a puberdade não for precoce, retardar a menstruação não aumenta a estatura final."
A puberdade é considerada precoce quando chega antes dos oito anos.
Hoje, por vários motivos ainda discutidos pelos médicos (obesidade infantil, por exemplo), a primeira menstruação chega mais cedo.
"Era, em média, aos 13 anos, hoje passou para os 11
. Em algumas meninas, valeria a pena retardar a menarca e ganhar alguns centímetros, mas é exceção", diz a ginecologista Denise Coimbra.
Para o ginecologista Elsimar Coutinho, autor de "Menstruação, a Sangria Inútil" (ed. Gente), o tratamento vale a pena. "Se a menina ganhar dez centímetros na vida, é uma vantagem grande."
Para esses casos, ele usa um anticoncepcional implantável, de progesterona. O hormônio começa a ser usado quando surgem sinais da puberdade ""brotos mamários e pelos pubianos.
"A ideia é adiar a menstruação até os 14 anos. Eu faço muito isso com minhas pacientes. Principalmente filhas de médicos, porque eles sabem que isso é bom."
Albertina Duarte lembra que se a idade óssea da menina (que pode ser identificada por um raio-X do pulso) já está avançada, nenhum remédio faz crescer.
"Isso pode gerar decepção e depressão.
Sem contar que os próprios hormônios do tratamento podem levar a alterações do humor."

Um comentário:

  1. Estou muito triste. Tenho 12 anos e soou uma das mais baixinhas da sala,, minha idade ossea é avançada. Sou uma das mais baixinhas da sala e me zoam. Meus pais não querem me chatear, mas meu pai acha feio mulher baixa. Minha médica disse que vou ter 1,50 quando eu crescer e todos os meninos dizem:
    Mulher bonita é mulherão, aquela mulher alta...
    E eu gostaria de ser esses mulherôes ou pelo menos ter 1,70, uma altura normal. E além de ser baixa quando crescer não vou ter seios. Vou parecer uma criança. Minha médica disse que não vai fazer nada pra eu crescer porque é só estética. Mas já sou muuuuuito feia. Se quando crescer tiver essa altura, não for "gostosa" e continuar feia, não vou me dar bem na vida.

    ResponderExcluir