quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dos aeroportuários sobre a privatização dos aeroportos

http://i654.photobucket.com/albums/uu266/packaholic/infraero_logo_antigo.jpg

 


http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ouvindo-os-aeroportuarios-sobre-a-privatizacao.html

1 de junho de 2011
 

Ouvindo os aeroportuários sobre a privatização


Prezado Luiz Carlos Azenha,

Me pergunto por que os blogs não comentam nada sobre o que está sendo feito com a Infraero? A grande imprensa até acho que entendo, imagino, as razões dos seus ataques a empresa. Será que está certo toda a culpa que diariamente os jornalões e TV colocam nos ombros da Infraero? Estarei errado na minha avaliação, pois o que vejo, sempre, é a Infraero ser indicada como responsável pelo caos nos aeroportos  quando na verdade a maioria dos problemas são ocasionado pelas aéreas (overbookings, atrasos, excessos de horas extras, falta de pessoal, etc.) ou por erros e omissões na ANAC. Usam o desconhecimento de o quê que cabe a quem para fazer lobby.
Tenho recebido algumas mensagens a mim repassadas de empregados da Infraero, a de hoje segue abaixo. Me parece precisam de ajuda para combater a enorme máquina que os engole, e se corretos, idem interesses nacionais. É descarada a máquina montada na grande midia para esculhambar a empresa e preparar o terreno. Veja dos fatos quais são realmente culpa da Infraero.
 
Nilo Horlle

*****

De junho 2011
Aeroportuários,
Nós aeroportuários e a própria Infraero fomos pegos de surpresa com a decisão do Governo Federal de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos. Os estudos em andamento apontavam como sendo a melhor alternativa a concessão apenas dos terminais de passageiros, com a Infraero permanecendo com a gestão da parte operacional e participação na receita comercial dos novos TPS que seriam construídos.
Transferir para a iniciativa privada 51% ou mais desses aeroportos, ou seja, transferir o poder de decisão, tornaria a Infraero uma simples coadjuvante, na prática significa a privatização desses aeroportos.
Por meio do ofício anexo, solicitamos ao Presidente da Infraero esclarecimentos e uma reunião para discussão. Neste momento, mais que nos demais, é necessária a União de todos em prol de nossa Empresa. Somente com a união de todos será possível vislumbrarmos a possibilidade de mudança nos planos que se seguem.
Também estaremos encaminhando mala direta a todos os parlamentares explicando os reflexos da venda (concessão) desses aeroportos, principalmente, nos aeroportos deficitários.
Corremos o risco de a Infraero se tornar uma empresa dependente, ou seja, os recursos que forem arrecadados não serem suficientes para a sua manutenção.
Ou falamos agora, ou gritamos a plenos pulmões, ou nos calamos diante daqueles que querem vender os aeroportos e, sem conhecerem de infraestrutura aeroportuária, podem colocar abaixo todo o sistema aeroportuário criado nos últimos anos.
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons” Martin Luther King
Obs.: A Nota do governo encontra-se publicada na página da Infraero (www.infraero.gov.br)
Diretoria da ANEI

*****

De maio 2011

Prezados Aeroportuários,

Infelizmente parte da imprensa (a maior parte) continua com os ataques a nossa Infraero. Algumas notícias veiculadas são simples e até banais, criticando o dia a dia dos aeroportos, como, por exemplo: grande número de passageiros em horários de picos, o que é normal, ou alguma deficiência de infraestrutura específica, o que normalmente é resolvido relativamente rápido.
Preocupa-nos aquelas notícias que se apresentam como sendo fruto de estudos técnicos ou de expressão de opinião de órgãos oficiais, a exemplo da ANAC, OACI, IPEA, etc. Temos respondido a essas reportagens e mostrada à verdade por meio de fatos e números.
A Infraero sofreu uma crítica muito grande da jornalista Suely Caldas que apresentou sua reportagem de forma a dar a entender aos “desentendidos”, que se tratava de uma reportagem técnica.
Encaminhamos resposta à citada jornalista ocasião em que nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos. Estamos aguardando o retorno.
Temos acompanhado o trabalho do Presidente da Infraero e da Diretoria. Temos visto o empenho e comprometimento de todos em resolver os problemas na Infraestrutura aeroportuária, no entanto, sozinhos não será possível, é necessária a participação e o comprometimento de cada aeroportuário.
Os empregados da área comercial necessitam cada vez mais buscar aumentar a arrecadação das receitas, especialmente a comercial da qual depende em muito da nossa gestão. A financeira a gerir os recursos de forma eficiente, minimizando os custos. A administração racionalizando os processos licitatórios e gerindo as pessoas de forma eficiente, capacitando-as profissionalmente. Os de operações otimizando a infraestrutura disponível. Os de engenharia buscando cada vez mais projetos modernos e eficientes para nossos aeroportos, bem como alternativas para a sua construção e manutenção.
A gama de atividades desempenhada pelos aeroportuários é muito grande para especificar todas, o que temos que saber é que todos são importantes e o trabalho de cada um reflete no resultado de todos.
As duas novas diretorias são bem vindas porque certamente virão para somar esforços: “porque juntos somos fortes”.

Diretoria da ANEI

PS do Viomundo: ANEI é a Associação Nacional dos Empregados da Infraero

Nenhum comentário:

Postar um comentário