terça-feira, 14 de junho de 2011

Denúncia contra delegados que deixaram escrivã nua é arquivada

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNty29anftH47mhLeSy725OwOwWrNsqIPVh1gDWP2Y8Y0MFycub8jfQcOFxw0uJX3LS4LnvpeXA9LCaXqEt46nFDJ2wuUydZy9yr_WvhEVL05XnK7EFcUnZAtRsjyK625-LuhIJPYui0rQ/s1600/justica+cega.jpg


http://www.viomundo.com.br/blog-da-mulher/band-denuncia-contra-delegados-que-deixaram-escriva-nua-e-arquivada.html

 

Denúncia contra delegados que deixaram escrivã nua é arquivada


Por Conceição Oliveira do Blog Maria Frô, twitter: @maria_fro

Vários leitores se lembrarão desta denúncia aqui: Agentes da Corregedoria despem à força escrivã para fazer uma revista, hoje o Jornal da Band informa que a denúncia contra os delegados foi arquivada. Alguma surpresa?
Denúncia contra delegados que deixaram escrivã nua é arquivada
Do Jornal da Band
13/06/2011
A Justiça de São Paulo decidiu manter arquivada a denúncia contra policiais acusados de despir à força uma escrivã dentro de uma delegacia da capital. O crime de abuso de autoridade prescreve daqui a dois dias.
O Ministério Público Federal acusa as autoridades paulistas de omissão e defende que os envolvidos respondam por crime de tortura.
 .....
Date: 20/02/2011

http://www.youtube.com/watch?v=Bly_j-pAtb4&oref=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fresults%3Fsearch_query%3DPolicial%2B%25C3%25A9%2Bdeixada%2Bnua%2Be%2Brevistada%2B%25C3%25A0%2Bfor%25C3%25A7a%26aq%3Df&has_verified=1


http://www.viomundo.com.br/blog-da-mulher/policiais-da-corregedoria-despem-a-forca-ex-escriva-para-fazer-uma-revista.html

9 de fevereiro de 2011

Agentes da Corregedoria despem à força escrivã para fazer uma revista


Por Conceição Oliveira do Blog Maria Frô, twitter: @maria_fro

É função da Corregedoria apurar a conduta funcional de agentes públicos estaduais, propondo sua responsabilização, quando for o caso. A Corregedoria tem como missão preservar e promover os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, economicidade e publicidade dos atos de gestão, bem como da probidade dos agentes públicos estaduais. No sistema democrático, o bom trabalho da Corregedoria é uma das garantias dos cidadãos de que policiais de má conduta sejam investigados, punidos, afastados. Mas para isso a ação da Corregedoria deve ser feita dentro da lei.
Em 2009, em uma delegacia de São Paulo, delegados da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo para fazer o seu trabalho algemaram uma ex-escrivã, suspeita de receber proprina e a despiram à força na frente de vários agentes públicos do sexo masculino.
Fica-nos a questão: se agentes públicos que têm como missão promover os princípios da legalidade e moralidade agem deste modo com outros agentes públicos, que modelo de respeito aos direitos humanos estão apresentando aos policiais que fazem a segurança pública? Se policiais têm seus direitos negados, como esses policiais agirão conosco?
As imagens do vídeo abaixo (vejam melhor pelo link do youtube acima (Ivan)) foram  gravadas pela própria Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo por ordem dos delegados Eduardo Henrique de Carvalho Filho e Gustavo Henrique Gonçalves, ambos agentes da Corregedoria e protagonistas da ação que se segue.
Segundo a denúncia, a ex-escrivã  teria recebido R$ 200 para ajudar um acusado a se livrar de um inquérito.  Durante a investigação no próprio distrito e com a presença do delegado titular da delegacia, Renato Luiz Hergler Pinto, chefe da acusada, o delegado da Corregedoria Eduardo Henrique de Carvalho Filho decide pela revista da policial acusada que apesar de não se recusar a ser revistada, implora que isso seja feito por policiais femininas. Na sala há seis agentes públicos, os três delegados, mais dois agentes e duas policiais femininas. O delegado da Corregedoria insiste na necessidade de que a revista tem de ser feita na presença de membros da Corregedoria, a acusada aceita, mas pede que  uma delegada da Corregedoria faça este trabalho.
Em vários momentos da gravação, a acusada pede a ajuda do chefe, grita em vão por socorro, pois o delegado da Corregedoria ordena que seja algemada e a revista acontece à força.
Atenção: o vídeo é violento e contém cenas de nudez

Segundo a reportagem da Band, “as imagens foram feitas em 2009, mas foram mantidas em sigilo pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A suspeita ainda não foi julgada, mas mesmo assim, foi expulsa da polícia civil. Para a corregedoria a ação dos envolvidos foi correta e moderada. Ninguém mais foi punido ou processado. Agora, o Ministério Público está investigando a conduta dos policiais e já cobrou explicações da corregedora e do Secretário Estadual da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto.”
Com ações violentas como as que vemos no vídeo a Corregedoria nos ajuda a entender como é possível policiais se comportarem  assim e assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário