domingo, 10 de julho de 2011

Mulheres são 45% dos empreendedores individuais no país

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwbq8_UNftf4MmhtBdaWbnxnj5KmTKtasiYieZ61IjRx6Nc1zdcbfTQhDi8vsagwYpRogXYsAu-siQPrJn87jZEDOCPhIjoB-DloUd2b5u7Mtqby-kMxffgo_dhzsx3HOH3mkUAho-PSKR/s1600/mae+trabalhadora+5.jpeg

 

São Paulo, domingo, 10 de julho de 2011

Mulheres são 45% dos empreendedores individuais no país

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

As mulheres representam quase metade do total de 1,3 milhão de microempreendedores individuais do Brasil. Elas são 45%, segundo estudo feito pelo Sebrae.
A lei que criou essa modalidade de empresário no país, com o propósito de tirar trabalhadores da informalidade, completa dois anos em vigor neste mês.
O levantamento também revela que 87% dos empreendedores individuais brasileiros querem transformar seus negócios em microempresas.
Isso significa ampliar bastante a atividade.
É classificado como microempreendedor individual aquele que fatura até R$ 36 mil por ano. Já a receita máxima de uma microempresa chega a R$ 240 mil anuais.
Os ramos de atuação dos empresários individuais são variados. E, nos nichos mais representativos, as mulheres só não são maioria em dois - obras de alvenaria e manutenção de equipamentos.
"A atividade do empreendedor individual possibilita certa flexibilidade de horários que facilita a rotina da mulher, que, muitas vezes, precisa se dividir entre o trabalho fora e dentro de casa", diz Luiz Barretto, presidente nacional do Sebrae.

CONTROLAR AS CONTAS
A possibilidade de "controlar melhor as contas" foi um dos benefícios que a formalização trouxe à hoje empresária individual Simone de Oliveira, 43.
Ela passou pelo processo em novembro de 2010 se inscrevendo no site www.portaldoempreendedor.gov.br (é preciso fazer via web).
Agora, a cabeleireira, que aprendeu a profissão na prática aos 14 anos, tem uma conta no banco para o pequeno salão de beleza do bairro da Taquara, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio.
"Agora, recebo a maior parte em cartão. Antes, com pagamento só em dinheiro, era difícil saber qual era a minha receita. Acabava sempre tirando uma parte para pagar feira, supermercado... Uma confusão."

Renda da mulher contribui 2 vezes mais para a família

DE SÃO PAULO

A atividade profissional das mulheres tende a melhorar a qualidade de vida das famílias não só em função da renda obtida, mas também da qualidade dos gastos.
As mulheres investem em suas famílias, em média, 90% do que ganham no trabalho. Já entre os homens, o percentual fica entre 30% e 40%.
As informações são do banco Goldman Sachs, citando dados do Banco Mundial.
O Goldman patrocina, desde 2008, um programa para qualificar 10 mil empreendedoras em 22 países, inclusive no Brasil, até 2013.
De acordo com a instituição, as mulheres gastam mais com itens como alimentação, educação, roupas e cuidados com a saúde - principalmente para os filhos. Já os homens gastam mais com bebida alcoólica e cigarro.
Esse cenário, ainda segundo estudos do banco, é o mesmo tanto nos países mais industrializados como nos em desenvolvimento.
O projeto "10.000 Women" do Goldman se propõe a desenvolver a capacidade gerencial de mulheres que já possuem um negócio, formal ou informal, e não têm condições de pagar por cursos de qualificação. Para participar, é preciso ter segundo grau completo.

COMUNIDADES
"Também descobrimos que as mulheres que recebem esse tipo de qualificação repassam o conhecimento a outras nas suas comunidades", diz Noa Meyer, vice-presidente e diretora global do programa "10.000 Women".
No Brasil, a FGV conduz o projeto em São Paulo e a Fundação Dom Cabral, em Minas. No total, a intenção é preparar mil mulheres brasileiras em cinco anos.
Em Minas, foram formadas 200 em dois anos. E mais cem alunas começam a ter aulas no mês que vem. "As empreendedoras aprendem a estruturar o negócio para expandi-lo", afirma Rosangela Pedrosa, coordenadora técnica do programa na Dom Cabral.
"Tivemos casos de pessoas que entraram no curso com quatro colaboradores e hoje têm mais de 32 funcionários", completa. (CAROLINA MATOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário