sexta-feira, 15 de julho de 2011

Chile: "Hoy me mobilizo para mañana estudar"

Criança chilena carrega cartaz durante protesto com a frase: 
"Hoje me mobilizo para amanhã estudar"

UOL, 14/07/2011 - 19h14

Chile: protesto estudantil deixa 32 feridos e 54 detidos


SANTIAGO, Chile, 14 Jul 2011 (AFP) - Ao menos 32 policiais ficaram feridos, dois gravemente, e 54 manifestantes foram detidos nos confrontos desta quinta-feira em Santiago do Chile ao final de uma manifestação de estudantes, informaram as autoridades.

"Há 32 carabineiros machucados produto de atitudes violentas ao final da passeata", disse à imprensa o chefe da polícia de Santiago, Sergio Gajardo.

Estudantes chilenos colocam fogo em carro na cidade de Valparaíso durante protestos contra o governo e por melhorias na educação

"Entre os 32 agentes feridos, há um carabineiro com lesões graves produto de queimaduras quando protegia com outros carabineiros a Embaixada do Brasil e foi atingido por um artefato incendiário cujo líquido, ao escorrer por seu escudo protetor, derramou sobre suas pernas, causando graves queimaduras", explicou Gajardo.

A embaixada do Brasil fica próxima ao ministério da Educação e ao Palácio de Governo.

O departamento de Comunicações da Polícia informou à AFP que 54 pessoas foram detidas.


Milhares de estudantes chilenos marcham pelas ruas de Santiago, em protesto por melhorias e mudanças no sistema público de ensino do país.
A manifestação foi reprimida pela polícia com bomba de gás e jatos de água.


Os confrontos explodiram quando milhares de estudantes protestavam nos arredores do Palácio Presidencial de La Moneda e a polícia agiu para dissolver a manifestação, não autorizada.

Os manifestantes reagiram lançando paus, pedras e coquetéis molotov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário