sábado, 9 de julho de 2011

Caso 'News of the World': Brasileira foi vítima e ex assessor do premier é preso

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfwQZTNA0XCiaIOd0u38dz4IrEQn-KHjGMwwpZluyyrUZfMk5kNiABbF9fImDgGbtcenOpCDkA4dU92qO3Z3dzW1uC2HvXggFucNCd1uCtqh7GR8niwvIk-vOvuQLtPtiMnmjYWcFkYLs/s1600/Politiktoons_no_166+-+News+of+the+World.jpg

São Paulo, sábado, 09 de julho de 2011


Ex-assessor de premiê britânico é preso

VAGUINALDO MARINHEIRO

DE LONDRES

O escândalo das escutas ilegais feitas pelo jornal "News of the World" ganhou ontem novos contornos políticos com a prisão de um ex-assessor do primeiro-ministro David Cameron e um discurso do próprio Cameron em que atacou a imprensa, políticos e a polícia. Andy Coulson, que até janeiro era secretário de comunicação do governo, foi detido, depôs por nove horas e foi solto sob fiança. Ele foi editor do "News of the World" de 2003 a 2007 e é suspeito de ter aprovado e incentivado a escuta ilegal de celebridades, políticos e vítimas de crimes. Há ainda a acusação de que tenha montado esquema de pagamento de policiais. Tudo em busca de notícias sobre crimes ou infidelidades para publicar no jornal.
A prisão aumentou a pressão sobre Cameron, devido a sua ligação com Coulson e com o empresário Rupert Murdoch, dono do "News of the World" e de outros 200 jornais pelo mundo.
Foi Coulson que apresentou Murdoch a Cameron, antes da eleição de 2010. Na época, os jornais de Murdoch trocaram o apoio ao Partido Trabalhista para endossar o Conservador, de Cameron.
Acusado de falta de liderança e de proteger amigos, o primeiro-ministro contra-atacou e anunciou dois inquéritos. Um irá investigar o caso das escutas. O outro, "práticas e a ética" da imprensa.
Para Cameron, as escutas ilegais do "NoftW" funcionam como um alerta para um problema muito maior. Ele acredita que outros jornais adotam práticas ilegais em busca de informações e que é necessário criar uma regulação sobre o que é "direito à privacidade e o que é de interesse público". "[A imprensa livre] é um componente de nossa democracia. Mas isso não significa que a imprensa tenha de estar acima da lei", afirmou.
Por fim, Cameron criticou os políticos, que, segundo ele, fecham os olhos para irregularidades e passam muito tempo cortejando jornalistas em busca de apoio.

NOVAS INVESTIGAÇÕES
A polícia investiga se executivos do conglomerado de Murdoch apagaram milhares de e-mails que revelariam o esquema das escutas. Se comprovada, a ação contradiz a informação da empresa de que está colaborando com a polícia.
Já Murdoch teria decidido viajar a Londres após anunciar o fechamento do "News of the World". Ele quer acompanhar de perto a crise que ameaça não apenas seus jornais, mas também um negócio muito mais importante economicamente, que é a compra do controle da BSkyB, maior provedora de TV paga no Reino Unido.

.....

O Globo OnLine, 08/07/2011


Yasmin Mitri

Brasileira namorada de guitarrista do Bon Jovi é vítima recente do 'News of the World'

 
Renata Malkes (renata.malkes@oglobo.com.br)

Yasmin Mitri recebeu a visita de um repórter do ?News of the World? disfarçado / Foto: Eliária Andrade


RIO - A atenção que um namorado famoso rendeu à atriz paulistana Yasmin Mitri, de 24 anos, vinha se transformando em um assédio incômodo. Mas mesmo em um relacionamento de mais de um ano com Richie Sambora, guitarrista da banda Bon Jovi, a jovem radicada no Reino Unido não imaginava que se transformaria em personagem verde-e-amarelo da imprensa marrom britânica. Quando foi procurada na semana passada pelo indiano Sam Fernando, pensou estar conversando com um caça-talentos, produtor de elenco do blockbuster "Quem quer ser um milionário?".
VÍDEO: A entrevista com a modelo paulistana
Conversaram pelo telefone e, um dia depois, o "produtor" foi até sua casa, em Londres. Dados anotados, uma conversa amigável, e a sugestão de produzir fotos sensuais para o casting. A verdade veio à tona quando as imagens foram estampadas no site do "News of the World" sob a acusação de que ela seria prostituta de luxo e traficante de drogas - o agente era, na verdade, mais um disfarce de Mahzer Mahmood, um dos mais conhecidos e polêmicos repórteres investigativos do tabloide.
Na matéria, o repórter diz que a brasileira teria lhe oferecido cocaína e que se prostituía por mil libras (cerca de R$ 2,5 mil) por hora. Segundo Mahmood, Yasmin aparece em um site de prostituição com o pseudônimo de Genevive.
- Se eu fosse traficante, por que não chamou a polícia? Ele me perguntou se eu usava drogas, eu disse que havia experimentado cocaína uma vez, mas odeio drogas, não sou usuária. As fotos que aparecem no site de prostituição não são minhas. Quando me pediu para fazer as fotos de lingerie, eu topei, mas de camiseta. Amigos e meu companheiro de apartamento estavam junto, até ajudaram com a luz - contou ela.
A jovem diz que uma amiga havia indicado o suposto agente como alguém que lhe poderia abrir novas portas - e confiou. Quando a matéria foi publicada no "News of the World", no último dia 3, sob o título "O amor da lenda do Bon Jovi é uma prostituta", ela telefonou ao falso agente e foi ameaçada:
- Ele me chamou de vadia e disse que ia publicar mais fotos se eu não fosse amiga e cooperasse com ele, alegando que eu seria ótima informante para o "News of the World". Certamente tudo isso foi pelo interesse deles em Richie.

Modelo brasileira no News of the World  / Reprodução

Jornalistas britânicos a procuraram, alertando-a de que o repórter usava métodos escusos para fins duvidosos. E ela foi, então, aconselhada a procurar o Comissão de Queixas sobre a Imprensa (PCC, na sigla em inglês).
- Também fui à polícia. No PCC, disseram que dos 16 artigos de ética da imprensa britânica, Mahmood violou nove. Contratei um advogado e consegui uma medida restritiva. Ele não pode chegar perto de mim, e estou processando o jornal em 2 milhões de libras (cerca de R$ 5 milhões). Quis estourar um champanhe e comemorar quando soube do fechamento do tabloide - desabafou Yasmin, aconselhada a passar algumas semanas no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário