quarta-feira, 17 de agosto de 2011

iPhone - Apple processada por 27.000 pessoas por violação de privacidade

http://www.patentspostgrant.com/wp-content/uploads/2010/07/bad-apple.jpg


http://macworldbrasil.uol.com.br/noticias/2011/08/17/27-000-pessoas-processam-a-apple-por-violacao-de-privacidade-no-iphone/


17-08-2011

27.000 pessoas processam a Apple por violação de privacidade no iPhone


Por Redação Macworld Brasil

Um megaprocesso está sendo movido na Coreia do Sul contra a Apple, por conta da captura de dados de usuários do iPhone, segundo informações publicadas pela MSNBC.
O grupo, que reúne cerca de 27 mil pessoas,  afirma que a empresa violou a privacidade de seus consumidores ao capturar informações sobre a localização sem autorização, e pede 26 milhões de dólares como indenização. Em grupo, o valor pode parecer alto, mas a indenização individual seria de menos de mil dólares. A primeira audiência no caso deve acontecer até novembro.
Em junho, a Apple já tinha sido condenada a pagar o equivalente a 1.500 reais a um advogado coreano que se sentiu espionado pela empresa.
No mês de abril, pesquisadores da área de segurança Pete Warden e Alasdair Allan, revelaram que o smartphone da Apple registrava informações sobre localização com frequência e depois compartilhava esses dados com o computador, toda vez que usuário sincronizava o celular.
Com o uso de um programa, segundo os especialistas, é possível capturar esses dados, o que significa que qualquer um que tenha acesso ao aparelho pode saber com certa facilidade por onde o dono do celular tem andado. E isso não é tudo: o smartphone coletava e armazenava dados de posicionamento mesmo com o recurso de localização desligado.

O caso gerou uma investigação do Congresso dos Estados Unidos e processos individuais de usuários contra a Apple, por conta de acusações de violação de privacidade. A Apple admitiu o problema (chamado de bug) e prometeu uma correção, lançada em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário