domingo, 28 de agosto de 2011

A gigantesca Trípoli financeira

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUv9CXuhPZG-9CqggRSRmpynfVZyhVKOIx03FkL7S1V8D4EnmZqaFYDrk_0N0q_tCV2LgfTwuZ8ZkdD1c3Ar35I71DY_pTzmUGBVnvjgavSp4TJHG4XDkeqOdjS-RygNaLZzv2KSNAd0Y3/s400/cartoon+three+apes.jpg


CRISE MUNDIAL: UMA TRÍPOLI FINANCEIRA?


Existe algo de novo no ar da crise e não cheira bem. A inação do Banco Central norte-americano na esperada reunião da semana passada,  evidencia um engessamento maior. Os gestores da finança global não sabem que rumo seguir. A percepção de um travamento sistêmico, desprovido de solução nos seus próprios termos, desloca o foco da economia para a política. Anulada no seu relevo institucional  por governos e partidos majoritariamente ortodoxos e  tíbios,  a democracia representativa também se apequena. O sentido transformador da política passa a ser jogado nas ruas. O imprevisível amplia seus domínios quando o repertório convencional se esvai.

Sucessivas injeções de dinheiro nos mercados hibernam no caixa de bancos e empresas sem ativar o metabolismo da produção e do consumo. Não sairão daí enquanto a incerteza for rainha. Exaurido pelo socorro às finanças e desfibrado por 30 anos de veto neoliberal à taxação da fortuna e do patrimônio, o caixa fiscal dos Estados, por sua vez, está emparedado. Demandas sociais crescentes  colidem com um endividamento inexcedível a juros cada vez mais calibrados pela desconfiança. Avulta, sobretudo, a ausência de uma instancia coordenadora para ações de maior contundencia e envergadura. Tudo se passa como se a  desregulação dos mercados tivesse alcançado agora o aparato que dava algum arcabouço de coerência à supremacia financeira na etapa  atual do capitalismo.  Organismos outrora estruturadores dessa hegemonia rastejam agora uma esférica desimportante.

Sintomático dessa metamorfose foi a trinca observada na referida reunião do Fed. Ante o imobilismo resignado dos presidentes de BCs de todo o mundo, Chistine Lagarde, a nova diretora-geral do Fundo, acentuou a fragilidade global e cobrou 'visão,coragem e timming': "Estamos vendo a recuperação frágil perder o ritmo. Portanto nós devemos agir agora",conclamou à platéia bovina. Nesse mesmo dia, o premiê espanhol, José Luis Zapatero, ultimava um acordo politico com forças da direita para incluir na Constituição a renuncia à ação fiscal do Estado: 0,4%  passa a ser  teto do déficit público num país com 20% de desemprego; 45% da juventude sem opção de trabalho e um endividamento privado de 175% do PIB. De onde a economia espanhola vai tirar forças para se reerguer?

Demonstrações semelhantes de obscurantismo fiscal para 'acalmar os mercados' sucedem-se  em outros países. A inexistência de um arcabouço mais geral de racionalidade redunda assim num salve-se quem puder autofágico. O conjunto assume contornos de uma gigantesca Trípoli financeira. Facções armadas perambulam sem lei, trocam disparos, saqueiam, matam e morrem sem qualquer preocupação com o bem-estar e a sobrevivência do conjunto. Na Trípoli real, como na metafórica, o passo seguinte da história pode ser assustador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário