domingo, 21 de agosto de 2011

“Estadão” crava a espada em Dilma

“Estadão” crava a espada em Dilma

 http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/estadao-crava-a-espada-em-dilma.html

Pelas costas

“Estadão” crava a espada em Dilma


Por Rodrigo Vianna

publicada domingo, 21/08/2011 às 23:40




A foto está na página A-7, na edição impressa do Estadão. Dilma surge levemente arqueada, e a espada de um cadete parece trespassar o corpo da presidenta. Abaixo da foto, o título “Honras Militares” – e um texto anódino, sobre a participação de Dilma numa cerimônia militar.
Estranhamente, não encontro a foto no site do Estadão. Talvez apareça naquela versão digital para assinantes…
O editor deve ter achado genial mostrar a presidenta como se estivese sendo golpeada pelas costas. É a chamada metáfora de imagem. Mas, expliquem-me: qual a metáfora nesse caso? O que a foto tinha a ver com a solenidade de que fala o jornal? Há, no meio militar, quem queira golpear Dilma pelas costas? O jornal sabe e não vai dizer?
Ou, quem sabe, a turma do “Estadão” tenha achado graça em “brincar” com a imagem. No mínimo, um tremendo mau gosto com uma mulher que já passou por tortura na mão de militares, e hoje é a presidenta de todos os brasileiros.
Sintomático que a foto não apareça ao lado da mesma notícia na edição digital. Alguém deve ter pensado melhor e concluído: não vai pegar bem.
Por isso tudo, sou levado a pensar que Freud talvez explique a escolha da foto: a mão militar, na imagem, cumpre a função de eliminar a presidenta. E, com isso, talvez agrade a certa parcela dos leitores do jornal. Passeando pelo site do Estadão, é comum ver a presidenta chamada de “terrorista”. 


O Estadão.com, 20 de agosto de 2011 | 13h 15

Dilma participa de solenidade em escola de oficiais
 
Luciana Nunes Leal, de Agência Estado

Recebida com honras militares de gala e salva de 21 tiros de canhão, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), a presidenta Dilma Rousseff assistiu à solenidade de entrega de espadins para 441 cadetes, que cursam o primeiro dos quatro anos da escola de formação de oficiais.

Presidente participa de solenidade em Resende, RJ - Wilton Junior / AE 20.08.2011
Wilton Junior / AE 20.08.2011

A presidente passou em revista a guarda de honra e seguiu no carro oficial escoltada pela cavalaria. Depois da entrega dos espadins, Dilma desceu da área reservada às autoridades e, sorridente, posou para muitas fotos ao lado dos cadetes e de seus parentes.
A entrega de espadins é a solenidade que marca o primeiro ano do curso na Aman. Ao fim dos quatro anos, formados, os oficiais entregam os espadins e recebem uma espada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário