quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Justiça condena 4 por vazamento do Enem

Foto José Patrício/30.09.2009/Agência Estado
José Patrício/30.09.2009/Agência Estado
Felipe Pradella

São Paulo, quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Justiça condena 4 por vazamento do Enem

DE SÃO PAULO

A Justiça Federal condenou quatro dos cinco envolvidos no vazamento do Enem em 2009. A informação foi dada ontem pelo Ministério Público Federal.
Felipe Pradella, apontado como mentor do vazamento pela PF, foi condenado a cinco anos e três meses de reclusão por violação de sigilo funcional e corrupção passiva.
Pradella, que era funcionário do consórcio responsável por imprimir a prova, porém, foi absolvido da acusação de ter tentando extorquir dinheiro de uma repórter do jornal "O Estado de S. Paulo", a quem havia tentado vender a prova.
Filipe Ribeiro e Marcelo Sena, também ex-funcionários do consórcio, foram condenados a quatro anos e seis meses pelos mesmos crimes -violação de sigilo funcional e corrupção passiva.
Já o DJ Gregory Camillo, acusado de intermediar o contato com a imprensa para vender a prova, foi condenado a dois anos e quatro meses de reclusão, mas sua pena foi substituída por prestação de serviço comunitário.
Lucas Rodrigues, que era dono de uma pizzaria nos Jardins, foi absolvido.
Pradella, Ribeiro e Sena haviam sido acusados de levar a prova da Gráfica Plural (parceria do Grupo Folha e da Quad Graphics).
As procuradoras Ana Previtalli e Ryanna Veras vão recorrer. Segundo Previtalli, as penas foram desproporcionais ao prejuízo causado. "As penas foram muito baixas."
O advogado de Camillo, disse que só vai falar quando tiver acesso à sentença. Os defensores dos outros réus não foram encontrados.
Às vésperas do Enem de 2009, exemplares da prova foram roubados. Com a fraude, o MEC adiou o exame que tinha mais de 4 milhões de inscritos. O prejuízo estimado em R$ 45 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário