sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Anúncios da Nivea e da Dove são considerados racista

Anúncio da Nivea é considerado racista

UOL, 19/08/2011 08h00 Da redação

Anúncio da Nívea é considerado racista (Divulgação

Vários e vários clientes da marca de cosméticos Nivea se sentiram ofendidos por anúncio bastante polêmico que foi veiculado.

A marca criou uma série de anúncios impressos para a sua linha Revitalização da pele dos homens. O anúncio em questão mostra um homem negro jogando uma cabeça de uma pessoa também negra junto com a frase: “Re-Civilize Yourself” (algo como “recivilize-se”), que pode ser interpretada de uma maneira racista.

Desde que o anúncio foi ao ar, a página do Facebook da Nivea está sendo inundada com comentários bem irritados.

É importante que os publicitários tenham mais cuidado ao criarem os conceitos de suas campanhas. A escolha do slogan e da imagem até pode ter sido exclusivamente para destacar a nova linha de cosméticos, mas trouxeram à tona uma das características da humanidade que mais precisa ser combatida que é o preconceito.

Na noite de ontem a Nivea escreveu um pedido de desculpas em seu Facebook:
"Obrigado por se importarem o bastante para nos dar a sua opinião sobre o recente o anúncio do "Re-Civilized NIVEA FOR MEN. Esse anúncio foi impróprio e ofensivo. Nunca foi nossa intenção ofender ninguém e por isso estamos profundamente arrependidos. Esse anúncio nunca será usado novamente. Diversidade e igualdade de oportunidades são valores fundamentais de nossa empresa."

Campanha da Dove é acusada de racismo

UOL, 25/05/2011 08h00 Da Redação

Dove VisibleCare (Reprodução

Dove VisibleCare
Uma recente campanha da Dove está gerando polêmica e sendo acusada de racismo. O anúncio do Dove VisibleCare sugere uma melhora na pele, apostando no antes e depois.
O problema é que, intencionalmente ou não, posicionaram uma mulher de pele negra no “antes” e uma branca no “depois". Isso levou à interpretação de que uma pele melhor está associada a uma pele mais clara.
Ao que tudo indica foi uma simples falha de layout. Pelo menos, queremos acreditar nessa explicação.
"O anúncio é destinado a ilustrar os benefícios de usar o Dove VisibleCare, mostrando que ele torna a pele mais bonita em apenas uma semana. Todas as três mulheres representam o ‘depois’. Nós não toleramos qualquer atividade ou imagens de insultos intencionais", aponta o comunicado divulgado pela marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário