quinta-feira, 18 de agosto de 2011

HispanTV - O primeiro canal do Iran em espanhol

http://www.correodelorinoco.gob.ve/wp-content/uploads/2011/07/logo-HispanTv.jpg

São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2011


Irã transmitirá em espanhol para toda a América Latina

ISABEL FLECK
DE SÃO PAULO

Um grupo de jornalistas iranianos e latinoamericanos corre contra o tempo em Teerã para colocar no ar, até o fim deste ano, o primeiro canal do Irã em espanhol, a HispanTV, que poderá ser assistido na Europa e na América Latina, inclusive no Brasil.
A intenção é trazer a visão do Irã para a região -em especial a América do Sul, onde o presidente Mahmoud Ahmadinejad já mantém uma relação próxima com os colegas venezuelano, Hugo Chávez, e boliviano, Evo Morales -mas não com os governos argentino e colombiano. A HispanTV, que será completamente financiada pelo governo iraniano, fará parte do grupo da PressTV, canal em inglês que tem cobertura em todos os continentes.
Será transmitida com a ajuda de dois satélites de livre recepção. Será preciso apenas uma antena parabólica e um decodificador para ter acesso ao conteúdo.
"Nosso sinal chegará a toda a América Latina e a Europa, e poderá ser captado também no Brasil", disse o editor-geral do canal, o chileno Manuel Arismendi à Folha.
A emissora em espanhol é o mais novo exemplo do esforço iraniano em tentar criar canais alternativos "fora das grandes corporações". No Brasil, já é possível assistir à PressTV em inglês, e Teerã pretende montar um escritório da agência estatal Irna no país. Segundo a embaixada iraniana em Brasília, o projeto está sendo tocado, mas não há previsão de data para que a sucursal comece a operar.
A sede da HispanTV será em Teerã, em um prédio que ainda está sendo finalizado ao lado da sede da PressTV. A emissora terá uma sucursal em Madri (Espanha) e pretende ainda abrir escritórios na América do Sul.
Arismendi diz que a equipe da HispanTV mantém "contato permanente" com a venezuelana Telesur, mas está "aberta a cooperar" com outras estações da região.
Segundo a Folha apurou, uma possível parceria com a Telesur está sendo avaliada pelo canal venezuelano. A HispanTV promete uma "grade variada", com talk shows e programas que vão debater filmes e livros iranianos e hispânicos.
Os pilotos de alguns programas já estão disponíveis no Facebook e no Twitter, apesar de estes serem bloqueados no país.
Para a embaixada iraniana no Brasil, a chegada da HispanTV à região vai incrementar o trabalho já feito pela PressTV. "Poucas agências ocidentais têm o monopólio das notícias sobre o Irã e o Oriente Médio na América Latina. Isso ajudará a população a ter acesso a notícias sem distorção", disse Ali Mohaghegh, primeiro-secretário.

Colaborou FLÁVIA MARREIRO, de Caracas

Nenhum comentário:

Postar um comentário