quarta-feira, 13 de julho de 2011

Primeiro transplante bilateral de pernas é realizado na Espanha

http://www.topnews.in/health/files/Pedro-Cavadas.jpg

Cirurgião Pedro Cavadas



São Paulo, quarta-feira, 13 de julho de 2011


Primeiro transplante bilateral de pernas é realizado na Espanha

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Foi realizado anteontem no Hospital La Fe de Valência, na Espanha, o primeiro transplante bilateral de pernas no mundo.
O paciente, um rapaz de cerca de 20 anos, perdeu as duas pernas acima da altura dos joelhos em um acidente de carro. Segundo o hospital, ele poderá andar com o auxílio de muletas daqui a seis ou sete meses se tudo correr bem na reabilitação.

A cirurgia, realizada pelo cirurgião Pedro Cavadas, com apoio da equipe de profissionais do hospital público, começou na noite de domingo e terminou na manhã da segunda-feira. Ao todo, a intervenção durou dez horas.
O hospital não deu mais informações sobre o paciente ou sobre o doador das pernas. Mas, segundo Cavadas, o rapaz ficou "muito feliz" ao ver o resultado da operação.
A chave para o longo período de reabilitação à qual o paciente será submetido está em como os nervos dele se regenerarão e se unirão a estruturas como músculos, articulações e pele, de acordo com Cavadas.
Segundo especialistas, os próximos dias serão cruciais para ver como se estabelecerá o suprimento de sangue para as pernas do paciente.

Mas há questionamentos sobre os benefícios do procedimento, já que o paciente vai precisar tomar medicamentos antirrejeição por toda a vida, e esses remédios causam sérios efeitos colaterais, como danos aos órgãos.
O paciente não conseguiu se adaptar às próteses porque sua amputação foi feita muito perto do tronco.

Cavadas já tinha realizado um transplante de rosto em 2009, em um homem de 43 anos que recebeu alta cerca de um mês depois da intervenção cirúrgica.
O cirurgião é também o autor do primeiro transplante bilateral de antebraços e mãos em uma mulher colombiana, em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário