terça-feira, 19 de julho de 2011

O escândalo dos bueiros-bomba

Vamos lá, gente!

"Viva" as privatizações!  "Viva" FHC, Zé Bolinha-de-Papel e seus companheiros neoliberais!

Eles são os "melhores"... para ferrar com a gente e com o país!



privatizaotucanos.jpg
 

São Paulo, terça-feira, 19 de julho de 2011

RIO

Mais um bueiro explode, fere 1, mas não rende multa

DO RIO - O servente de pedreiro Rodrigo Ribeiro, 26, fraturou a mão esquerda ao ser atingido por um bueiro da Light que explodiu às 8h de ontem na rua Camuyrano, em Botafogo (zona sul do Rio).
Vitrines de lojas e janelas de apartamentos próximos foram estilhaçados pela explosão.
A Light afirmou que vai prestar assistência à vítima e pagar os prejuízos materiais.
Desde julho, ao menos 19 bueiros já explodiram.
A multa de R$ 100 mil aplicada à Light por cada bueiro que explodir no Rio de Janeiro, definida entre a concessionária e o Ministério Público no dia 6, não será dada.
O motivo é que o acordo ainda não havia sido homologado pela Justiça -isso ocorreu ontem, mas ele só entra em vigor após sair no "Diário Oficial".

.....


http://www.aepet.org.br/site/noticias/pagina/7609/Escndalo-dos-Bueiros

18/07/2011

Escândalo dos Bueiros

O escândalo dos bueiros voadores da Light levam a uma reflexão mais profunda sobre as privatizações. A maneira apressada e irresponsável como foram feitas. A toque de caixa. Sem a preocupação de conferir responsabilidades, de exigir contrapartidas. Sem se deter na qualidade dos serviços a serem prestados à população. A preocupação, ao que parece, era bem outra...
No alto mundo empresarial carioca, o que se diz é que os bueiros estão explodindo devido sobretudo à ganância dos sócios estrangeiros, a estatal francesa EDF, que enquanto geriu a empresa como seu principal acionista (de 1996 a 2006) só se preocupou em cortar gastos, despedir as antigas equipes que dominavam totalmente os assuntos técnicos da empresa, terceirizando a custo mais barato os serviços, e sem reinvestir um níquel na empresa. Só levando o dinheiro lá pra fora. Deixaram os equipamentos ficar obsoletos, a ponto de explodirem, e nem te ligo. Imaginem se fosse na França! O lucro colocado como prioridade única, pois nada lhes foi exigido, quando os consórcios compraram a empresa, pagando com moeda podre e a preço de banana...
Vejam o caso da telefonia. Seu telefone celular funciona bem ou é daqueles, como o meu, que cai toda hora, que dá sinal de ocupado mesmo não estando em uso ou que, volta e meia, quando liga pra alguém, escuta a mensagem "esse número não existe"? Ah, o seu também é desses? Pois vou lhe contar o motivo. É porque para as empresas de telefonia é mais lucrativo pagar mega escritórios de advocacia, que contratam centenas de advogados só para cuidarem daquela conta, empurrando as causas e os usuários com a barriga no Judiciário, do que prestarem de modo correto o serviço que deveriam ser obrigadas a prestar. Porém não existem obrigações. Os contratos foram todos feitos na perna, na base do vamos fazer depressa antes que o governo acabe. E nós sabemos o porquê, não?...
Os bueiros explodem toda semana, agora todo dia, em breve será a cada minuto. A agência reguladora Aneel até hoje, nunca, jamais, multou a Light. E os bueiros do Rio só voando. Foi preciso o Ministério Público entrar no circuito para que multas sejam imputadas. Uma multa irrisória, de 100 mil reais por bueiro que sai voando, criando pânico, traumas, ferindo pessoas ou, pior, até matando...
Não são apenas os atuais controladores da Light que devem reponder por esse escândalo. Também os anteriores, assim como as autoridades que lideraram a privatização da empresa, na ocasião em que foi feita, mal feita. Deviam responder por sua incompetência, seus erros, e pagar pelos prejuízos, inclusive financeiros, pelos quais são, sim, diretamente responsáveis. Ação pública neles!...
Desde dezembro de 2009, a maior acionista, controladora e gestora da Light é a mineira Cemig. Já pegou a bomba com o pavio aceso...
                                                                                  .....

http://porsimas.blogspot.com/2011/07/o-martelinho-de-serra-e-os-bueiros.html

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O MARTELINHO DE SERRA E OS BUEIROS EXPLOSIVOS

   

Por Brizola Neto

Blog TIJOLAÇO


Outro bueiro acaba de explodir no Rio de Janeiro. Uma tampa de ferro foi arremessada de uma galeria entre as ruas Dias da Rocha e Barata Ribeiro, em Copacabana, felizmente, desta vez sem provocar vítimas.
Por mais boa-vontade que se tenha, não é possível deixar de dizer que isto é um acidente.
Não há indício de que seja, também, sabotagem, pois não é possível que isso não deixasse vestígios.
O nome não pode ser outro senão incompetência e descaso com a segurança dos passantes num campo minado em que a concessionária transformou a cidade nas áreas onde sua rede é subterrânea.
Até agora, só o Ministério Público e a Prefeitura agiram para responsabiliza-la por isso.
A Light, a jóia da privatização do setor elétrico, está um caco.
Mas, na imprensa, até agora, não há um comentário sobre o que foi feito nestes quase 15 anos de controle – e desinvestimento – privado na empresa.
E ela, como a Eletropaulo, em São Paulo, foi comprada com dinheiro subsidiado. Pelos franceses da EDF e pelos americanos da AES, com aporte de capital do BNDES e da Eletrobras, diretamente e através da Companhia Siderúrgica Nacional, também privatizada. Depois, quando a Light privatizada comprou a Eletropaulo e separaram-se: a empresa do Rio ficou para os franceses e a de São Paulo para os americanos. E o rombo, claro, para o BNDES.
Aliás, isso só ocorreu porque Fernando Henrique mudou a legislação para permitir o financiamento do BNDES a grupos estrangeiros.
Estes dias, os comentaristas da grande imprensa e o próprio Fernando Henrique, num cinismo grosseiro, reduziram a participação do ex-presidente a um mero “ele não me atrapalhou”.
Por semelhança, então, é possível dizer que quem privatizou a Light foi também Serra, seu então Ministro do Planejamento, que bem poderia vir com aquele martelinho consertar os bueiros explosivos.
Porque no mesmo famoso vídeo onde FHC diz que Serra foi o responsável pela privatização da Vale, o ex-presidente diz, enfaticamente: “E da Light, também. Foi o Serra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário