sexta-feira, 1 de julho de 2011

Israel decide reprimir nova flotilha de Gaza


São Paulo, sexta-feira, 01 de julho de 2011

Flotilha denuncia duas embarcações sabotadas por Israel

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Os organizadores de uma flotilha internacional pró-palestinos que tentará furar o bloqueio à faixa de Gaza acusaram ontem Israel de sabotar dois dos barcos participantes.
Os ativistas não disseram como isso afetaria a partida do porto de Piraeus, na Grécia, base da Flotilha da Liberdade. No entanto, disseram que o motor de um navio irlandês foi quebrado quando estava ancorado. No começo da semana, os ativistas afirmaram que outro navio sueco tinha sido danificado. Israel não comentou as acusações, mas afirmou que vai impedir o rompimento do bloqueio ao território palestino, imposto em 2007.

 

São Paulo, terça-feira, 28 de junho de 2011

Israel decide reprimir nova flotilha de Gaza

MARCELO NINIO
DE JERUSALÉM

O gabinete de segurança israelense aprovou ontem uma ordem para que as Forças Armadas detenham a nova flotilha humanitária que tentará romper o bloqueio marítimo à faixa de Gaza.
Israel endurece sua posição, embora tema a repetição do incidente de um ano atrás, quando nove ativistas foram mortos por soldados israelenses ao desafiar o cerco a Gaza a bordo de um navio de bandeira turca.
O episódio despertou uma onda mundial de condenação a Israel e gerou uma grave crise diplomática entre o país e a Turquia. Um ano depois, Israel mantém a mesma atitude política, de não levantar o bloqueio a Gaza, e prioriza a ação militar.
Nas últimas semanas, a Marinha israelense e comandos do Exército fizeram diversos exercícios simulando a interceptação dos barcos.
O premiê, Binyamin Netanyahu, ordenou uma ação militar firme, mas que cause "o mínimo de fricção" dos soldados com os ativistas.

VETO À IMPRENSA
Netanyahu também corrigiu uma trapalhada feita no dia anterior pelo escritório de imprensa do governo.
Numa carta enviada aos correspondentes estrangeiros baseados em Israel, o diretor do escritório alertava que os jornalistas que participassem da flotilha poderiam ser punidos com um veto de dez anos à entrada no país.
A associação de correspondentes estrangeiros protestou, classificando a carta como um ato de intimidação.
Dizendo-se surpreso com o documento, Netanyahu emitiu um comunicado e afirmou que os jornalistas não serão incluídos na lei de infiltração ilegal do país. Acrescentou que a mídia poderá acompanhar os comandos que irão interceptar a flotilha humanitária.
A nova flotilha deve zarpar amanhã da Grécia com algo entre dez e 15 barcos, mais que no ano passado. Mas não contará com a principal força do movimento, a organização humanitária turca IHH, nem com seu navio, o Mavi Marmara, onde os ativistas foram mortos em 2010.
Sob pressão do governo turco, a IHH decidiu não participar, alegando problemas mecânicos no Marmara causados pelo ataque israelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário