sábado, 16 de julho de 2011

Ex-torturada, Dilma dança em abertura de Jogos Militares

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/07/16/dilma620.jpg


http://esportes.terra.com.br/rumo-a-2012/noticias/0,,OI5245844-EI17322,00-Extorturada+Dilma+danca+em+abertura+de+Jogos+Militares.html


16/07/2011 - 20h48m


Ex-torturada, Dilma dança em abertura de Jogos Militares


Daniel Favero
Direto do Rio de Janeiro



A presidente Dilma Rousseff chegou ao Estádio do Engenhão, na zona norte do Rio de Janeiro, por volta das 18h deste sábado para participar da cerimônia de abertura da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que acontecem na capital fluminense até o dia 24.
Acompanhada dos ministros do Esporte, Orlando Silva, e da Defesa, Nelson Jobim, além do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, Dilma foi breve nas palavras, mas não resistiu a canção Não Deixe o Samba Morrer, cantada pela intérprete Alcione, balançando-se na cadeira momentos antes de deixar o estádio.
Dilma, no entanto, guarda más lembranças, já que foi uma das torturadas durante a ditadura militar no Brasil, que perdurou de 1964 a 1985. Nas breves palavras no discurso deste sábado, a presidente desejou boa noite a todos os presentes. "Bem-vindos ao Brasil. Declaro aberta a 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares. Desejo boa sorte a todos", discursou, agradecendo em seguida.
A presidente foi discreta e sentou ao lado de Cabral, que a todo o momento conversava com ela. Durante a execução do Hino Nacional, ficou de pé, como manda o protocolo, e na passagem da delegação brasileira bateu palmas, enquanto o público gritava "Brasil, Brasil".
Outro momento no qual a presidente esboçou uma reação mais marcante foi quando Pelé conduziu a tocha ao topo da pira, construída em formato de pomba, e acendeu o fogo simbólico, em um ato que marcou o fim da cerimônia de abertura. No entanto, artistas da MPB seguiram a festa com muito samba para o público presente.

http://midiacon.com.br/materia.asp?id_canal=7&id=37550

Emocionado, “soldado” Pelé acende a Pira dos Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro
Rei do futebol foi homenageado por ter servido ao Exército em 1959


16 de Julho de 2011 - 21:24

Emocionado, “soldado” Pelé acende a Pira dos Jogos Mundiais Militares no Rio de Janeiro

No fim da década de 1950, Pelé serviu ao Exército. Defendeu a seleção de futebol das Forças Armadas e fez muitos gols, contabilizados entre os mais de mil tentos que fez na carreira. Na noite deste sábado (16), seu passado como soldado não foi esquecido e o Atleta do Século XX, emocionado, acendeu a Pira do 5º Jogos Mundiais Militares. O Rei do futebol recebeu a tocha das mãos do tenente coronel Julio, em revezamento dentro do estádio do Engenhão que também contou com a presença do marinheiro Jadel Gregório, do salto triplo, e do sargento Anderson, jogador de vôlei medalha de ouro em Atenas, 2004.

Ao ser focalizado pelas luzes do estádio, Pelé não escondeu a emoção. Subiu, devagar, as escadarias e foi ovacionado pelos cerca de 30 mil presentes ao acender a Pira dos Jogos. Um pouco antes, a presidente Dilma Rousseff, em breve discurso, decretou a abertura oficial da competição. A cerimônia contou com a presença de aproximadamente 3.500 pessoas entre profissionais civis, militares e estudantes da rede pública estadual e municipal. Teve direito à exibição da Esquadrilha da Fumaça, show do Paralamas do Sucesso, apresentação das bandas das Forças Armadas e coreografias que faziam alusão às belezas naturais do Brasil.

Um dos momentos mais esperados, a entrada da delegação brasileira levantou a arquibancada, que, aos coros de "sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor", recepcionou os 260 atletas nacionais. O ponto negativo foram as vaias para argentinos e americanos, o que contrasta com o espírito de confraternização dos Jogos. Agora, depois da bonita festa, a delegação brasileira tentará fazer bonito também no quadro de medalhas. Depois de um modesto 32º lugar em Hyderabad, na India, há quatro anos, a meta é ousada: terminar entre os três melhores. Nas quatro edições realizadas, o Brasil obteve 20 medalhas - sendo duas de ouro, 12 de prata e seis de bronze.

Para isso, diversos atletas olímpicos ingressaram nas Forças Armadas para disputar os Jogos, o que torna o Brasil favorito. Isabel Swan, da vela, medalhista de bronze em Pequim (2008), fez o juramento do atleta, no qual exaltou a lealdade entre os competidores. Serão 20 modalidades esportivas, sendo 15 olímpicas e cinco militares. São elas o paraquedismo, orientação (corrida com bússola) e os pentatlos naval, aeronáutico e militar. Os jogos acontecerão em 17 locais do Rio de Janeiro e será o maior evento esportivo ocorrido na América do Sul em termos de número de países e atletas participantes.

Passarão pelo Rio de Janeiro entre até dia 24 de julho, último dia de disputa, mais de 5.650 competidores, entre eles, 45 que já subiram ao pódio olímpico. No total, 111 países participarão das competições. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, foram 5.633 atletas e 42 países participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário