segunda-feira, 4 de julho de 2011

Chávez reaparece diante de multidão eufórica em Caracas

Jornal do Brasil, 04/07 às 19h35 - Atualizada em 04/07 às 21h58

Chávez reaparece diante de multidão eufórica em Caracas

Agência AFP
De volta de Cuba, onde passou por cirurgia, Chávez discursa ao lado das filhas à multidão em Caracas. Foto: AP
 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, apareceu nesta segunda-feira à tarde diante de milhares de simpatizantes que o aguardavam eufóricos no palácio de governo em Caracas, depois de seu retorno de Cuba, onde foi operado de um tumor cancerígeno.
O chefe de Estado apareceu sorridente, vestido de militar e usando uma boina vermelha, levantando uma bandeira venezuelana diante de uma multidão agitada que entoou junto dele o hino nacional.
"Viva a Venezuela, viva a revolução bolivariana, viva o povo venezuelano. Viva a união da América Latina, viva Fidel, viva Cuba, viva a vida!", disse o chefe de Estado. "E viva Chávez!", completou.
Entre as centenas de pessoas que se reuniram para receber Chávez havia uma mistura de euforia e alívio por ver o presidente de volta.
"Uh, ah, Chávez não se vá", repetia a multidão.
Chávez, 56 anos, retornou a Caracas nesta segunda-feira de madrugada depois de passar mais de três semanas em Cuba, onde foi operado com êxito de um tumor cancerígeno na "região pélvica".
Bandeiras de Cuba, fotografias de Chávez e cartazes que davam as boas-vindas e se declarava apoio ao líder da revolução bolivariana multiplicavam-se. "Adiante comandante", "Te amamos, te queremos, até a vitória sempre", diziam os cartazes.
"Ele voltou com entusiasmo para dizer a seu povo que há Chávez para muito tempo. Até 2024", disse Roiman Navas, 38 anos.
"Agora que o vejo tenho força, porque ele é o espírito para que tenhamos força", completou Carmen García, totalmente vestida de vermelho.
O presidente, que não foi hospitalizado em seu regresso, confiou em seu pleno retorno à vida política, apesar de permanecerem as dúvidas sobre sua saúde.
Chávez, no poder desde 1999, é candidato de seu partido, o PSUV, para as eleições presidenciasi de 2012, quando aspira a um terceiro mandato de seis anos. A oposição ainda não elegeu seu candidato.


                                 Ariana Cubillos/Associated Press
Vestido como Simon Bolívar, líder da independência venezuelana, garoto escreve mensagem de apoio a Hugo Chávez
Vestido como Simon Bolívar, líder da independência venezuelana, garoto escreve mensagem de apoio a Hugo Chávez

Folha.com, 04/07/2011 - 09h47

Chávez canta aos jornalistas ao retornar à Venezuela


DE SÃO PAULO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, demonstrou estar feliz com seu retorno ao país quase um mês após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor em Cuba.Chávez disse ter feito uma viagem perfeita e uma aterrissagem perfeita e, depois de se lembrar que estava no Aeroporto Internacional de Maiquetía, no Estado de Vargas, e não na capital Caracas, decidiu cantar uma música em homenagem à cidade.
 

O venezuelano disse ainda que estar em Havana, onde se recuperou da cirurgia realizada no último dia 10, ou em Caracas "é estar na mesma pátria". "A grande pátria, a de [Simon] Bolívar, a de [José Francisco de San] Martins", disse Chávez, em citação aos ícones da independência na América Latina. Chávez revelou ainda que recordava no avião, com sua filha Maria, que fez uma viagem difícil para Guatemala em 1988. Ele disse que fez a viagem escrevendo seus pensamentos em um caderno, que acabou perdendo. A última coisa que escreveu foi a frase "voo a Bolívar, faço rápido".
A TV estatal mostrou as imagens de Chávez deixando Havana e depois chegando a Caracas antes do amanhecer. O presidente disse estar bem e feliz. Depois de descer as escadas, ele abraçou seu vice, Elias Jaua, e seu irmão mais velho, Adan. A TV estatal mostrou a chegada de Chávez pouco depois das 7h (8h30 em Brasília). Em entrevista por telefone, ele disse ao canal que estava tomando café-da-manhã. "Estou devorando tudo."
A chegada do presidente deve cessar de vez o debate sobre um eventual vazio de poder enquanto ele se recuperava de uma operação para retirar um tumor em Havana --sua ausência do país completaria um mês amanhã. Na quinta-feira (30), quando revelou que tinha a doença, o presidente não precisou que órgãos ou tecidos foram atingidos pelo tumor. Ele estava, contudo, abatido e causou uma comoção entre seus apoiadores na Venezuela.
Em entrevista à TV no domingo, o chanceler venezuelano, Nicolas Maduro, negou que Chávez sofra de câncer de intestino ou cólon e afirmou que cirurgia feita no mandatário no mês passado conseguiu retirar o "tumor completo e a tempo".
SUCESSÃO
O presidente descartou passar o poder temporariamente ao vice, Elias Jaua, e disse manter o comando da nação. A oposição criticou duramente e um debate foi levantado sobre quem, de fato, poderia ocupar o poder na ausência de Chávez.
Ontem, a TV estatal exibiu um novo vídeo de Chávez em Havana, ao lado das filhas e de Maduro. Mais magro, com camisa da seleção de beisebol de mangas curtas, o presidente aparece caminhando num
jardim e conversando. Os meios estatais também divulgaram que anteontem Chávez teve reunião de trabalho com ministros, entre eles Rafael Ramírez, o presidente da estatal petroleira PDVSA, o caixa do país.
O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, afirmou no domingo que Chávez irá se recuperar para tentar a reeleição em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário