quinta-feira, 7 de julho de 2011

A privatização da Light e o choque de gestão demo-tucano



http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011/07/explosao-de-bueiros-no-rio-o-culpado.html


A explosão de bueiros no Rio de Janeiro, nas instalações da concessionária de eletricidade Light, tem um responsável político direto: Aécio Neves (PSDB/MG).

Vamos entender o caso:
1996, Maio – José Serra (PSDB/SP) privatizou a Light quando conduziu o programa neoliberal de privatização no governo FHC, como ministro do planejamento, alegando que a mão invisível do mercado é que tinha dinheiro para investir.
1996 a 2009 – A Light privatizada não investiu como Serra alegava que faria. Sofreu todo tipo de especulação financeira, trocou de mãos algumas vezes depois de privatizada, demitiu técnicos e terceirizou serviços com mão-de-obra barata e menos qualificada; e deixou de investir na manutenção da rede e na troca de equipamentos antigos, com “prazo de validade” vencido, que estão explodindo em série.
2009, Dezembro – Aécio Neves (PSDB/MG), quando era governador de Minas, recomprou o controle da Light (que pertencia à Andrade Gutierrez, entre outros acionistas privados), através da CEMIG. Agora ele é o responsável político direto pela lerdeza da empresa em fazer manutenção e troca de equipamentos vencidos, que colocam a vida da população em risco.
Conclusão: Os acionistas privados deixaram parte da rede da Light “apodrecer”, tirando o máximo de lucros da empresa, sem gastar o necessário em manutenção. Venderam a empresa “bichada” pelo preço de nova ao então governador Aécio Neves, passando a sucata para a conta do estado (através da CEMIG) pagar o conserto caro que terá que fazer, e que não foi feito em mais de uma década privatizada.
Esse é o choque de gestão demo-tucano. Privatizam os lucros para os magnatas amigos e financiadores de campanha dos tucanos e socializam os prejuízos para o povão pagar a conta.

Um comentário:

  1. Sr. Ivan,

    "Dilma Vana Rousseff

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Rousseff

    Em 2002, participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética. Posteriormente, nesse mesmo ano, foi escolhida para ocupar o Ministério de Minas e Energia, onde permaneceu até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, em substituição a José Dirceu, que renunciara ao cargo após o chamado escândalo do mensalão."

    Com todo o respeito devido à nossa Presidente, a quem cabe dar soluções às crises do presente, já que tem sob seu comando a ANEEL, além de outros tantos instrumentos de Gestão Pública.

    No futuro caberá a decisão aos eleitores, certamente, já que a fila anda!

    É preciso se ter noção das responsabilidades de cada Governo, antes de proferir inconsistências publicamente, e assim desinformar o processo democrático.

    Consta que a LIGHT recebe cerca de 50% dos valores faturados pelo fornecimento de energia na Cidade do Rio, há décadas, devido à extensão das Comunidades dominada por Traficantes ou Milícias. Não temos notícias de "Cortes de fornecimentos" nestes casos. Necessariamente, este importante dado deve estar sobre a mesa de negociações entre Governo e Concessionária.

    Então,quem irá pagar a conta é a mesma "Antiga Classe Média", via carga tributária escorchante, capaz de gerar os impostos para um novo "Bolsa-Luz", que poderá sair em breve, quem sabe? Este filme nós já vimos!


    Contribuindo, ainda, com o salutar debate quanto à validade de privatizações de certos setores da economia, o atual Governo tem se posicionado favorável a que o Setor Aeroportuário utilize-se deste modelo, ciente que, mesmo nesta hipóte-se, estabelecerá sobre ele pleno domínio, como ficou demonstrado no enfrentamento do "Caos Aéreo", vivido pelo País até bem pouco. De forma idêntica, tal poderia se dar na solução da "Crise Light", afinal uma Crise infinitamente menor que a dos Aeroportos em todo o País! "Não se pode fazer tempestades com copos d'água"

    ResponderExcluir