terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O novo desenho da geografia econômica do Brasil




http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/01/25/lula-redesenhou-o-mapa-do-brasil/



Lula redesenhou o mapa do Brasil

    Publicado em 25/01/2011

O ansioso blogueiro foi a Suape dar um abraço em Lula

Este Conversa Afiada se permite dizer há muito tempo que, desde Vargas, nenhum outro Presidente viu o mapa do Brasil inteiro, diante de si, como Lula.

Lula acelerou dois movimentos de mobilidade: vertical, com a ascensão social; e na horizontal, com a integração do País, economicamente.

E o Farol de Alexandria continua a achar, na sua secundária perspectiva, que a Dilma e o Lula não tem estratégia – clique aqui para ver como Nassif disseca a subalternidade do pensamento do Farol de Alexandria.

JK levou o Brasil para São Paulo. Lula levou o Brasil para o Brasil, inteiro.

Saiu no Valor de hoje, na pag. A3:

“Petróleo e ferrovias dinamizam portos do Norte e do Nordeste”

Trata-se de reportagem de André Borges que fala da crescente papel dos portos de Vila do Conde (Para), Itaqui (Maranhão), Pecem (Ceara) e Suape (Pernambuco) na movimentação da carga no País. E como a expansão ferroviária e a Petrobras participam desse movimento de integração econômica irreversível.

Ainda este ano, a Ferrovia Norte-Sul, que São Paulo dinamitou no Governo Sarney, começa a licitar tráfego de cargas. A FNS concluiu o trecho Norte e vai dinamizar Vila do Conde e Itaqui. Vila do Conde, ainda, vai se beneficiar da recente inauguração das eclusas de Tucuruí. Itaqui vai transportar grãos do Norte e se fortalecer com a refinaria Premium que a Petrobras constrói ali perto, para desespero dos “especialistas”.

A Ferrovia Trans-Nordestina vai cortar o Sertão, em 1.728 km. Vai ligar o interior do Maranhão e do Piauí a Pecem, no Ceara, e a Suape, em Pernambuco.

Pecem terá que ajudar a outra Premium da Petrobras – para desespero dos “especialistas” – e dar conta da siderúrgica que a Vale constrói ali perto. E daqui a pouco entra em funcionamento a termoelétrica do Eike Batista

Por fim, Suape, que ajuda a fazer uma revolução em Pernambuco – clique aqui para ler “Suape fez uma revolução em Pernambuco e Eduardo Campos dá de 10 a 0 em Cerra”. e “Bacelar: nunca vi o Nordeste melhor”. Ali em Suape a Petrobras constrói a refinaria Abreu e Lima, que  vai produzir 230 mil barris/dia.

Daqui a pouco chega a fabrica da Fiat, que Minas perdeu para Pernambuco: um investimento de R$ 3 bilhões para produzir 200 mil carros por ano.

O estaleiro Atlântico Sul prevê expansão e a Petroquímica Suape se instalara.

A produção agrícola e mineral vai sair do interior do Maranhão e do Piauí, pegar a Trans-Nordestina e escolher: sai por Pecem ou por Suape ?

Tudo isso é resultado de um projeto que o Globo chama de “empacado “- o PAC do Lula e da Dilma.

(Não esquecer que o maior projeto industrial em curso no Brasil, hoje, é o complexo Comperj, no Rio, uma integração de refinaria com industria petroquímica, sob o impulso da Petrobras, que, um dia, foi Petrobrax.)

Os militares falavam em “integrar a Amazônia para não entregar “. Era uma visão estreita, nacionalisteira, que só pensava na Chevron – Cerra e Roberto Campos é quem entendem de Chevron. Não levava o brasileiro, o povão, para a mesa de negociação.

Lula pensou na frente, olhou com os olhos de Vargas. Pensou em integrar na geografia e no bolso.
Espalhou o crescimento econômico e botou dinheiro e educação ao alcance do pobre. O crescimento não fica mais restrito aos 20 milhões de brasileiros que vivem na Republica da Daslu. Lula criou um País de 200 milhões.

Lula redesenhou a geografia econômica do Brasil.

Saravá!

Paulo Henrique Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário