Suellen Borrett*, em 18/01/2011
Notícia do Jornal (eletrônico) “Último Segundo” - 11/01/2011 - Desde às 19h40 da noite desta terça-feira (11) a Defesa Civil do município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção. A previsão do tempo para as próximas horas na cidade é de chuva moderada, com pancadas isoladas de chuva forte.
No restante do país, milhões de brasileiros também entravam em estágio de atenção, mas por outro motivo: mais tarde, no mesmo dia, aconteceria na Rede Globo a estréia da 11° edição do Big Brother Brasil. Mobilização essa que foi confirmada pelos dados do Ibope na Grande São Paulo, onde o "BBB 11" registrou média de 35 pontos, garantindo liderança absoluta para a Globo no horário.
Nos dias que se seguiram, a tragédia carioca tomava proporções assustadoras. Do dia 12 para o dia 13 o número de mortos subiu de 168 para 295. Na sexta-feira dia 14 o número já chegava a 538 e na internet pessoas protestavam com muita indignação o quão injusta foi a prova que concedeu a primeira liderança da temporada do reality show no dia anterior.
Hoje, uma semana após a enchente, enquanto escrevo este texto, acontece a primeira eliminação na “casa mais vigiada do país”. No twitter, a tag #ficaariadna está no topo entre as mais comentadas desde domingo, numa campanha em favor de um dos competidores que correm o risco de serem eliminados da casa. Eliminação, palavra que milhares de famílias serranas vivenciaram de forma cruel e avassaladora em suas casas bem menos vigiadas e que já nem existem mais.
Não tenho a menor pretensão de que este desabafo se torne um fenômeno da internet ou um grande protesto. Tenho apenas a pretensão de compartilhar com pessoas inteligentes que escolhi para meu círculo de amizades a minha repulsa quanto a este programa que tem a intenção perversa de isolar numa casa não só os aspirantes a celebridades, mas junto com eles toda uma nação.
Proteja sua família dessa alienação e use o tempo de forma sábia. Aproveite para colocar em dia a convivência que vem sido roubada de maneira sórdida pelos meios de “comunicação”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário