http://unicrio.org.br/
19 de janeiro de 2011
Palestina: Comitê da ONU pede fim dos assentamentos israelenses
Por meio de uma declaração, o Escritório do Comitê para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino reiterou o pedido de ajuda à comunidade internacional, afirmando que “o futuro do processo de paz está em jogo”.
Israel não renovou o tratado que previa a paralisação das atividades de assentamento durante 10 meses, levando o Presidente Palestino, Mahmoud Abbas, a se recusar a dar continuidade às negociações de paz com o vizinho até que os as atividades de assentamento sejam encerradas. O Comitê declarou que, de acordo com o Direito Internacional, as atividades de Israel são ilegais.
Israel despreza negociações, avalia ONU
A recente arrecadação de mais de 500 milhões de dólares para subsidiar os assentamentos até 2012 demonstra “a intenção clara de Israel em continuar com as políticas ilegais, desprezando as negociações com os palestinos e ameaçando ainda mais as possibilidades de conseguir a solução de dois Estados”, observou o Comitê, referindo-se à solução que prevê dois Estados, Israel e Palestina, coexistindo pacificamente.
Também foi ressaltado que ações como o desmatamento de oliveiras, vandalismos, roubo e intimidação dos palestinos têm sido recorrentes e aparentemente toleradas pelas autoridades israelenses. “Tais ações violam os direitos humanos dos palestinos, elevam as tensões entre os países e devem ser interrompidas”.
O Comitê declarou apoio às lideranças palestinas, que demonstraram “maturidade política ao dar continuidade às negociações com Israel, deixando clara a necessidade de Israel ter de escolher: ou os assentamentos e a paz”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário