quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Balé Nacional da China se apresenta pela 1ª vez no Brasil

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=140717

3 de Novembro de 2010

O Balé Nacional da China, uma das mais importantes companhias de dança do mundo e a mais tradicional de seu país, vem ao Brasil pela primeira vez para uma turnê que passará por seis cidades brasileiras. O espetáculo "Lanternas Vermelhas", dirigido pelo cineasta Zhang Yimou, será apresentado em Porto Alegre (dias 3 e 4/11), Curitiba (6 e 7/11), São Paulo (10 a 14/11), Rio (17 a 21/11), Brasília (24 e 25/11) e Belo Horizonte (27 e 28/11).

Em Porto Alegre e Brasília, a companhia apresentará um programa triplo com algumas das melhores coreografias de seu repertório: “Yellow River”, um balé considerado revolucionário, que combina dança clássica e dança chinesa; o segundo ato de “Giselle” e “New Years Sacrifice Act II”.

"Lanternas Vermelhas"

A atração que o Balé Nacional da China apresenta na turnê brasileira é baseada no maior sucesso cinematográfico de Zhang Yimou, "Lanternas Vermelhas", que foi indicado ao Oscar. A ação do espetáculo, com música de Qigang Chen, se passa nos anos 1930. Nele, uma jovem é forçada a se tornar a terceira esposa de um velho senhor feudal.

Suas duas enciumadas esposas a recebem com relutância. O quarteto passa o tempo jogando “mahjong”, um jogo de tabuleiro, e assistindo em casa aos espetáculos da Ópera de Pequim. O senhor e suas três esposas levam o jogo ao extremo de interagirem com os atores. Em meio às performances, a terceira esposa acaba se deparando com seu amante, um especialista em artes marciais do elenco da Ópera.

Direção é do cineasta Zhang Yimou, responsável pela abertura dos Jogos Olímpicos de 2008

Mas o segredo do casal é descoberto por obra do ciúme da segunda esposa, que os denuncia ao marido. Para sua surpresa, em vez de cair em suas graças, ela só consegue enfurecer seu amo e acaba por enlouquecer. No final, a estrutura da tensa família feudal, colocada em xeque, acaba por se esfacelar em um banho de sangue.

História

O Balé Nacional da China foi fundado em 1959 e é a única companhia de dança estatal do país. Desde a sua criação, a proposta é preservar a tradição da dança chinesa e incorporar ao repertório as grandes obras do balé romântico ocidental, como nas bem-sucedidas produções de "Dom Quixote", "Romeu e Julieta" e "A Bela Adormecida".

Todos os integrantes do Balé Nacional da China são oriundos da Academia de Dança de Pequim, onde trabalham técnicas do balé clássico da Academia Vaganova, de São Petersburgo --berço dos destaques do mítico Kirov Ballet.

O diretor Zhang Yimou é o autor dos recentes sucessos do cinema "O Clã das Adagas Voadoras” e “Herói” e também responde pela direção do espetáculo de abertura das Olimpíadas de Pequim em 2008. Em 1988, ele ganhou o principal prêmio no Festival de Berlim; em 1992 e 1999 levou para casa o Leão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Veneza; e em 1994 foi laureado com o grande prêmio do júri no Festival de Cannes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário