segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pitaia - A fruta do dragão

http://benditoassunto.com/wp-content/uploads/2011/04/Pitaya+enraizadas+pitaia+branca+pitaia+vermelha.jpg



São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011


Uma fruta de ficção científica atinge a fama

Por JEFF GORDINIER

Se há uma coisa que a pitaia dominou com maestria é a arte de fazer uma entrada triunfal, digna de Hollywood.
Não é incomum ouvir um coro de expressões de espanto quando uma pitaia - também conhecida como "pitahaya" ou "dragon fruit" (fruta dragão) - é colocada diante de uma plateia. Do lado de fora, a fruta parece uma bola de cor rosa choque, coroada por pétalas verdes e curvas. Quando é aberta, vê-se uma polpa interior branca pontilhada de minúsculas sementes pretas. De qualquer maneira, ela traz à mente um sorvete italiano criado para ser consumido por viajantes espaciais na cena da cantina de "Star Wars".
"A fruta é bela e ao mesmo tempo tem aparência muito estranha, que lembra algo saído de um filme de Tim Burton como 'Os Fantasmas se Divertem'?", disse o chef espanhol José Andrés, que serve codornizes fritas sobre molho de pitaia, em um prato que faz parte do cardápio do seu restaurante, o China Poblano, que fica no Cosmopolitan Hotel de Las Vegas.
De repente, a exótica pitaia, fruto de um cacto, vem dando as caras. A Skyy lançou uma vodca com sabor de pitaia nesta primavera americana. Celestial Seasonings, uma empresa do Colorado que produz chás de ervas, lançou recentemente um chá verde com pitaia em pó. Há a versão Sumatra Dragonfruit do Bai, uma bebida feita com sementes de café cruas, e uma linha de Lite Pom que mistura pitaia com suco de romã.


http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_369/1235463683HW13X0.jpg

Dennis Cooleen, proprietário do bar Alias, no Lower East Side de Manhattan, criou uma margarita de pitaia para um jantar de tema mexicano, e ela fez tanto sucesso que voltou a servi-la no feriado mexicano do Cinco de Maio. Seja qual for o contexto, a pitaia possui o dom de ser notada. "Muitos nem sequer têm consciência de qual é a fruta, mas garanto que todas têm vontade de saboreá-la", disse Kevin Gardner, empreendedor que vem lançando um licor cremoso com pitaia, chamado Dragon Kiss, em várias partes dos EUA.
Cultivada no Vietnã e na América Central e do Sul, a pitaia nasce dos braços de um cacto, como uma decoração psicodélica. Mas isso só pode acontecer se a flor do cacto for polinizada, e a polinização só ocorre depois do pôr do sol. Há um porém, contudo: a pitaia pode ter aparência glamurosa, mas seu sabor é discutível.
"Pelo fato de a pitaia ser tão bonita, você pode se decepcionar quando a saboreia pela primeira vez", disse Robert Schueller, especialista em hortifrúti na distribuidora californiana Melissa's. As tentativas de descrever o sabor da pitaia variam - ela pode ser comparada a um kiwi, um morango, uma pera, um melão ou uma lichia, ou, ainda, pode ser descrita como "refrescante", fato que cria um dilema: será que o sucesso no momento não é grande coisa em matéria de sabor?
Por enquanto, os fãs da pitaia farão bem em curtir o momento da fruta ao sol, enquanto dura - porque sempre haverá nova estrela despontando no horizonte.
"Você já ouviu falar do rambutão?", perguntou Andrea Conzonato, executivo-chefe de marketing da Skyy. "Essa fruta é minha próxima obsessão. A aparência é realmente esdrúxula, mas o sabor é delicioso. Vou convencer alguém a me deixar criar uma vodca com ela."

Um comentário: