quarta-feira, 1 de junho de 2011

FIFA: Crise é tamanha que Lula foi cogitado . Blatter é reeleito

A FIFA conseguiu ser mais "democrática" que os EUA. Neste são dois candidatos.

UOL, 01/06/2011 - 08h36

Crise na Fifa é tão grande que Lula foi cogitado para substituir Blatter, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Lula ao lado de Ricardo Teixeira e Joseph Blatter; ex-presidente poderia ser solução para a Fifa
    Lula ao lado de Ricardo Teixeira e Joseph Blatter; ex-presidente poderia ser solução para a Fifa
Lula foi uma das soluções cogitadas para a enorme crise que assola a Fifa, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. O nome do ex-presidente brasileiro teria sido cogitado pelo governo britânico, um dos principais opositores da administração de Joseph Blatter, que deve, no entanto, ser reeleito.
A irritação dos ingleses se explica pela perda da disputa pela sede da Copa de 2018, que ficou com a Rússia. A Federação Inglesa de Futebol pediu o adiamento da eleição, negada pela maior parte dos dirigentes da Fifa e que segue marcada para esta quarta.
“Pensei que vivíamos em um mundo de fair play [jogo limpo, em inglês]. Infelizmente, vi que não é o caso. Porque a nossa pirâmide da Fifa tem incertezas em sua base e o futebol enfrenta ameaças”, disse Blatter, em seu discurso oficial, na última terça, admitindo a crise.

UOL, 01/06/11, 13h03

Blatter não teve adversário em eleição marcada por suspeitas de corrupção na Fifa Blatter não teve adversário em eleição marcada por suspeitas de corrupção na Fifa

Blatter é reeleito presidente da Fifa em meio a escândalos de corrupção

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça) 

 
Como já era esperado, Joseph Blatter assegurou mais um mandato de quatro anos como presidente da Fifa. Candidato único ao cargo, o suíço confirmou sua reeleição nesta quarta-feira, durante o 61º Congresso da entidade, realizado em Zurique (Suíça). No total, foram computados 203 votos - 186 deles para Blatter.
Este será o quarto mandato de Blatter como presidente da Fifa. Das 208 associações nacionais filiadas à Fifa, apenas cinco não votaram. "Agradeço a todos do fundo do coração por sua confiança. Teremos quatro anos para continuarmos nosso caminho e fazer nosso trabalho. Fico feliz por termos sido capazes de restabelecer a solidariedade e a unidade que nos permitem um grande valor e atitude positiva para seguir em frente", afirmou o suíço, logo após a confirmação do resultado.
Blatter falou novamente que a entidade lutará para deixar a imagem negativa, causada pelos recentes escândalos envolvendo a entidade, para trás. "Voltaremos a conduzir o barco da Fifa de forma clara e transparente. Isso vai levar algum tempo, mas conseguiremos. A base da Fifa é sólida. Sinto-me comovido e emocionado. É um novo desafio para mim e eu o aceito", disse.
Com a reeleição, Blatter ficará 17 anos à frente da Fifa. O suíço se tornará o dono do terceiro maior mandato como presidente da entidade, atrás apenas de Jules Rimet (que permaneceu 33 anos no cargo) e João Havelange (24).
Blatter prometeu reformas na Fifa. A primeira mudança será na forma de se escolher as futuras sedes das Copas do Mundo. Por 176 votos a quatro, foi aprovada a proposta apresentada pelo suíço: agora, os 208 filiados à Fifa definirão quem organizará os Mundiais. Antes, o comitê executivo da entidade, formado por 24 membros, era o responsável pela eleição.
O dirigente teria Mohammed Bin Hammam como concorrente. No entanto, o presidente da Confederação Asiática (AFC) retirou sua candidatura no fim de semana. O qatariano, suspeito de envolvimento no escândalo de compra de votos na eleição presidencial, foi suspenso de todas as atividades ligadas ao futebol.
Blatter, de 75 anos, ocupa a presidência da Fifa desde 1998, quando sucedeu o brasileiro João Havelange no cargo. Devido aos escândalos de corrupção que vieram à tona recentemente, a Federação Inglesa (FA) pediu o adiamento da eleição desta quarta-feira. No entanto, a proposta foi rejeitada por 172 votos a 18, em uma demonstração de força do suíço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário