sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aplausos em Nova Iorque para o Balé de Cuba. Em julho, no Brasil

http://luisnassif.com/profiles/blogs/aplausos-em-nova-york-para-o

APLAUSOS EM NOVA YORK PARA O BALÉ CUBANO

O público nova-iorquino reservou longos aplausos ao Ballet Nacional de Cuba (BNC) em sua estreia na Brooklyn Academic Music, onde também se escutaram vivas à ilha uma vez terminadas as apresentações



A companhia dirigida por Alicia Alonso levou aos palcos  a magia da dança, uma retrospectiva dos grandes momentos coreográficos do século XIX mediante versões de clássicos como A bela adormecida, Giselle, O Lago dos Cisnes, Dom Quixote e Coppelia, entre outros. Em sua resenha ao jornal The New York Times, Roslyn Sulca dedicou elogios aos bailarinos cubanos. São intrépidos, espirituais e completamente entregues ao que fazem, acrescentou. Na opinião de Lisa Jo Sagolla, cronista da Backstage, o BNC ofereceu uma "formidável demonstração de técnica clássica (...), resultado do extraordinário sistema de treinamento que Alicia Alonso estabeleceu em Cuba."



Do próximo dia 15 ao 19 de junho, o grupo apresentará este mesmo espetáculo no Orange County Performance Art Center da cidade californiana de Costa Mesa.  Depois viajará a Los Angeles onde encerrará com Dom Quixote a turnê iniciada no dia 1 de junho no Kennedy Center de Washington. Como uma antecipação a sua próxima visita, o jornal The Angeles Times publicou ontem declarações de Alonso, que reafirmam o que tem sido uma das linhas de sua trajetória à frente de uma companhia qualificada pela crítica internacional entre as quatro melhores do mundo.
"Nós sempre gostamos de compartilhar, provamos ao redor do mundo, a arte é a melhor forma de melhorar as relações entre os países". Através dela, expressou, nos tornamos mais humanos. 
Fonte: Prensa Latina.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=11&id_noticia=156630

Balé de Cuba fará apresentações no Brasil

O Balé Nacional de Cuba apresentará em julho, no Brasil, o espetáculo "A lenda da água grande", baseado em um mito guarani sobre as Cataratas do Iguaçu. A obra do coreógrafo Eduardo Blanco estreia em Brasília no dia 19 com duas apresentações. O balé cubano fará depois três apresentações em Salvador, cinco em São Paulo, encerrando sua turnê brasileira em 31 de julho.

Em cada cidade haverá uma apresentação gratuita, e as demais terão ingressos no valor de R$ 15 a R$ 30. As apresentações serão coordenadas em conjunto com a Cooperativa Cultural Brasileira.

O balé narra a história de amor entre o guerreiro Taroba e a indígena Naipí, "que seria sacrificada por Mboi Tui, um dos monstros da mitologia guarani", que é "uma serpente com cabeça de papagaio, guardiã dos rios e lagos, propiciados do bom curso da águas e das chuvas".

A apresentação em dois atos foi montada sob a coordenação da diretora-geral da companhia cubana, Alicia Alonso, que é considerada uma das maiores artistas do século XX. O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em maio de 2010 no Grande Teatro de Havana.


Fonte: Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário