segunda-feira, 30 de maio de 2011

Os "indignados" gregos e o Protesto na Pça. da Bastilha

'Oh, wait. There's a note. It says; Fill her up with euros.' by Kes

Domingo, 29 de Maio de 2011

Os "indignados" gregos contra o plano de ajuste


Página/12

Milhares de gregos saíram às ruas, pelo quinto dia consecutivo, para protestar contra o severo plano de ajuste implementado pelo governo do país. "Se nós temos que viver com 500 euros mensais, que os políticos, sem exceção, também o façam", disseram os manifestantes em Atenas.

Na capital grega, os protestos reuniram mais de 40 mil pessoas na praça Syntagma, em frente ao Parlamento. A convocação para os protestos foi feita principalmente pelo movimento "Cidadãos indignados", organizado em redes sociais pela internet. As pessoas gritavam "ladrões, ladrões", dirigindo-se ao Parlamento. Outros sustentavam que os trabalhadores assalariados e os aposentados não podem pagar o preço das crises financeiras provocadas pelas elites políticas e econômicas.

Segundo informaram meios de comunicação gregos, os protestos reuniram pessoas de todas as idades. Também ocorreram manifestações em Tessalônica. Os movimentos foram pacíficos. Muitos manifestantes planejavam permanecer durante toda a noita nas praças. Os organizadores do protesto declararam que protestariam contra as medidas de arrocho "todo o tempo que pudessem".

Tradução: Katarina Peixoto



http://www.historianet.com.br/imagens/quedabastilha1.jpg
A Queda da Bastilha (14.Julho.1789)


São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2011

Policiais franceses reprimem protesto na praça da Bastilha

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Terminou ontem em confronto com a polícia uma manifestação organizada na França para apoiar o movimento de protestos por reformas políticas iniciado na Espanha no dia 15 de maio.
Os manifestantes, apelidados de "indignados", haviam tomado a praça da Bastilha, em Paris -local emblemático de manifestações-, no último dia 19 exigindo "democracia real" na França.
Eles diziam apoiar o movimento que ficou conhecido como M-15 e reuniu milhares de pessoas na praça Porta do Sol, em Madri, e em diversas cidades espanholas.
Aproximadamente 1.000 franceses montaram barracas na praça da Bastilha. O movimento ganhou força por meio de propaganda nas redes sociais da internet.
Tropas de choque da polícia francesa foram enviadas ao local ontem para acabar com a manifestação. Os policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. O acampamento foi desmontado.

PORTA DO SOL
Manifestantes espanhóis decidiram ontem permanecer por tempo indeterminado na praça Porta do Sol (Madri). Milhares haviam se concentrado mais cedo no local.
Em Barcelona, ocupantes da praça Catalunha, que foram temporariamente desalojados com violência na última sexta, votaram por manter a ocupação até quarta.
Os "indignados" se dizem apolíticos e afirmam ter se inspirado nas revoltas da "primavera árabe".

Nenhum comentário:

Postar um comentário