terça-feira, 24 de maio de 2011

Acordo pavimenta volta de Honduras para bloco regional


São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2011

Acordo pavimenta volta de Honduras para bloco regional

DE CARACAS

A Chancelaria brasileira saudou a assinatura do acordo entre o presidente de Honduras, Porfírio Lobo, e seu antecessor deposto, Manuel Zelaya, que abre caminho ao retorno do país à Organização dos Estados Americanos.
"É um acordo que atende a todas as condições que o Brasil e outros países estabeleceram", disse à Folha o porta-voz do Itamaraty, Tovar Nunes, elogiando a mediação de Venezuela e Colômbia.
A sessão que deve pôr fim à suspensão de Honduras da OEA acontecerá "provavelmente" na quinta, disse ontem o secretário-geral da entidade, José Miguel Insulza.
O bloco liderado pelos EUA e apoiado por países como Peru, Panamá e Colômbia restabeleceu relações com Tegucigalpa após a posse de Lobo, em fevereiro de 2010. Defendiam o fim da suspensão de Honduras da OEA, motivada pelo golpe.
Mas o Brasil, ao lado de países do Mercosul e da Alba (aliança liderada pelo venezuelano Hugo Chávez), insistia que não aceitaria Honduras de volta à OEA até que os direitos políticos do ex-presidente fossem restaurados.
No acordo de anteontem, há compromisso de garantir condições jurídicas e de segurança para que Zelaya volte da República Dominicana.
O texto também abre a possibilidade de consulta pública para Assembleia Constituinte em Honduras. A suposta ilegalidade de consulta similar detonou o golpe contra Zelaya, em 2009.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, também elogiou o tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário