Ataque da Otan mata 14 civis afegãos
Efe |
DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Um ataque de tropas da Otan (aliança militar ocidental) no sul do Afeganistão anteontem matou acidentalmente 14 civis, entre eles 12 crianças e duas mulheres.
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, fez dura condenação. "Esse é o último aviso para as forças da Otan e os americanos", afirmou.
Ele disse que "essas operações arbitrárias e desnecessárias estão matando gente inocente todos os dias". Morreram cinco meninas, sete meninos e duas mulheres.
Os civis estavam em duas casas no distrito de Nawzad, que foram alvo de um ataque aéreo da Otan. Foi uma retaliação a um ataque do Taleban horas antes contra uma base de fuzileiros dos EUA na província de Helmand.
"A minha casa foi bombardeada no meio da noite e meus filhos foram mortos; o Taleban está longe daqui. Por que atacaram minha casa?" disse um dos familiares, Noor Agha, à Reuters.
Parentes recolheram os corpos de várias crianças e os embrulharam em lençóis ensanguentados, enfileirando-os em seguida no chão. De lá, eles os levaram para a capital de Helmand, Lashkar Gah.
Familiares levaram seus filhos mortos, alguns de dois anos de idade, até a mansão do governador da província, gritando: "Veja, eles não são do Taleban".
As mortes por engano de civis afegãos pelas tropas da Otan, normalmente em ataques aéreos ou noturnos, são uma enorme fonte de tensão entre o governo de Karzai e os Estados Unidos.
Karzai já pediu que a Otan restrinja esses ataques com aeronaves não tripuladas, principalmente à noite, porque causam muitas baixas entre civis. Também dificultam o apoio do povo afegão à guerra empreendida pelos EUA, tornando o conflito cada vez mais impopular.
Há poucos dias, milhares de pessoas tomaram as ruas e protestaram contra ataques aéreos da Otan que haviam matado quatro civis.
O presidente Karzai determinou que ataques noturnos ou operações mais sensíveis sejam conduzidos exclusivamente por tropas afegãs.
Nova erro da Otan mata mais civis e revolta afegãos
29/5/2011 11:10, Por Redação, com agências internacionais - de Cabul
A ação da OTAN deixou vítims civis e revoltou os afegãos.
Ataque aéreo da Otan mata 14 civis, incluindo 12 crianças. Caso é um entre vários registrados recentemente. Mais de 30 civis morreram em ataques das tropas internacionais nos últimos dias, dizem autoridades locais. São principalmente os civis que sofrem com a guerra no Afeganistão. Isso foi evidenciado mais uma vez com o ataque realizado na província de Helmand, no sul do país, na madrugada deste domingo.
No Afeganistão, cresce a revolta com as mortes de civis nos ataques aéreos das tropas estrangeiras. Somente nos últimos dias, ataques da Otan mataram mais de 30 civis, segundo as autoridades locais.
O caso anterior ocorreu na província de Nuristão, na quarta-feira passada (25), quando 18 civis e 20 policiais foram assassinados. Eles foram tomados como guerrilheiros do Talibã pelos soldados da Otan. De acordo com números das Nações Unidas, confirmados pela Otan, o conflito no Afeganistão custou a morte de quase 2.800 civis somente no ano de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário