segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nova erro da Otan mata 14 civis, entre eles 12 crianças e duas mulheres

São Paulo, segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ataque da Otan mata 14 civis afegãos

Efe
Familiares levam crianças mortas até governador

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um ataque de tropas da Otan (aliança militar ocidental) no sul do Afeganistão anteontem matou acidentalmente 14 civis, entre eles 12 crianças e duas mulheres.
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, fez dura condenação. "Esse é o último aviso para as forças da Otan e os americanos", afirmou.
Ele disse que "essas operações arbitrárias e desnecessárias estão matando gente inocente todos os dias". Morreram cinco meninas, sete meninos e duas mulheres.
Os civis estavam em duas casas no distrito de Nawzad, que foram alvo de um ataque aéreo da Otan. Foi uma retaliação a um ataque do Taleban horas antes contra uma base de fuzileiros dos EUA na província de Helmand.
"A minha casa foi bombardeada no meio da noite e meus filhos foram mortos; o Taleban está longe daqui. Por que atacaram minha casa?" disse um dos familiares, Noor Agha, à Reuters.
Parentes recolheram os corpos de várias crianças e os embrulharam em lençóis ensanguentados, enfileirando-os em seguida no chão. De lá, eles os levaram para a capital de Helmand, Lashkar Gah.
Familiares levaram seus filhos mortos, alguns de dois anos de idade, até a mansão do governador da província, gritando: "Veja, eles não são do Taleban".
As mortes por engano de civis afegãos pelas tropas da Otan, normalmente em ataques aéreos ou noturnos, são uma enorme fonte de tensão entre o governo de Karzai e os Estados Unidos.
Karzai já pediu que a Otan restrinja esses ataques com aeronaves não tripuladas, principalmente à noite, porque causam muitas baixas entre civis. Também dificultam o apoio do povo afegão à guerra empreendida pelos EUA, tornando o conflito cada vez mais impopular.
Há poucos dias, milhares de pessoas tomaram as ruas e protestaram contra ataques aéreos da Otan que haviam matado quatro civis.
O presidente Karzai determinou que ataques noturnos ou operações mais sensíveis sejam conduzidos exclusivamente por tropas afegãs.



Nova erro da Otan mata mais civis e revolta afegãos

29/5/2011 11:10,  Por Redação, com agências internacionais - de Cabul

A ação da OTAN deixou vítims civis e revoltou os afegãos.
Ataque aéreo da Otan mata 14 civis, incluindo 12 crianças. Caso é um entre vários registrados recentemente. Mais de 30 civis morreram em ataques das tropas internacionais nos últimos dias, dizem autoridades locais. São principalmente os civis que sofrem com a guerra no Afeganistão. Isso foi evidenciado mais uma vez com o ataque realizado na província de Helmand, no sul do país, na madrugada deste domingo.
No Afeganistão, cresce a revolta com as mortes de civis nos ataques aéreos das tropas estrangeiras. Somente nos últimos dias, ataques da Otan mataram mais de 30 civis, segundo as autoridades locais.
O caso anterior ocorreu na província de Nuristão, na quarta-feira passada (25), quando 18 civis e 20 policiais foram assassinados. Eles foram tomados como guerrilheiros do Talibã pelos soldados da Otan. De acordo com números das Nações Unidas, confirmados pela Otan, o conflito no Afeganistão custou a morte de quase 2.800 civis somente no ano de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário