quarta-feira, 15 de abril de 2015

A prisão de Vacari detona agenda positiva

 
 
 




Blog da Tereza Cruvinel, 15/04/2015



A prisão de Vacari detona agenda positiva



Por Tereza Cruvinel




O PT foi pego de surpresa com a prisão do tesoureiro João Vacari Neto e enxerga na decisão o propósito de detonar a agenda positiva que o partido e o governo começavam a colocar em prática. A prisão ocorre justamente no momento em que o PSDB põe a cautela de lado e abraça com mais determinação a tese do impeachment da presidente Dilma, embora reconhecendo a inexistência de base jurídica concreta.   Nos últimos dias a cota de oxigênio político havia aumentado para Dilma e o PT com os seguintes movimentos:

1. Redução das tensões entre Congresso e Governo com a designação do vice-presidente Michel Temer para a coordenação política.

2. Enfraquecimento quantitativo das manifestações de domingo passado.

3. Oposição do partido ao projeto de terceirização de mão-de-obra, restabelecendo suas pontes com sindicatos e movimentos sociais.

4. Indicação de Luiz Fachin, um nome bem recebido pelo meio jurídico e boa parte do meio jurídico, para a vaga aberta no STF.

5. Melhora em alguns indicadores econômicos, como o interesse da Shell pelo pré-sal e previsão de redução da inflação de abril.

Com a prisão de Vacari,  estes fatos que vinham reduzindo a força da tempestade política  perdem força  e visibilidade, injetando gás na  oposição, a começar pela pregação do líder do DEM, Ronaldo Caiado, a favor do impeachment e da cassação do registro do PT.  O PSDB, através do senador Aécio Neves, adotou tom mais favorável ao impeachment e passou a considerar efetivamente iniciativa neste sentido se conseguir reunir elementos jurídicos mais consistentes, essenciais a um processo desta gravidade, que não pode assentar-se apenas no desejo das ruas anunciado pela pesquisa Datafolha.

A prisão do tesoureiro  altera  gravemente a conjuntura e fornece combustível aos adversários na luta de vida ou morte que tem como pano de fundo a Operação Lava Jato,  e como lançador de mísseis o juiz Sergio Moro. Em com isso, cresce a dramaticidade da reunião do diretório nacional do PT marcada para amanhã, quinta-feira, 16. O partido já estava indo dividido para a reunião, com a tendência Mensagem defendendo a saída de Vacari e a CNB radicalizando na defesa de sua permanência no cargo apesar de ele estar sendo investigado como suposto operador da arrecadação de recursos para o PT a partir do esquema de propinas montado na Petrobrás.

Antes da prisão,  a Mensagem, liderada pelo ex-governador Tarso Genro,  hesitava em levar sua moção à votação para evitar uma fratura exposta no partido.  O que se tentava era convencer Vacari da conveniência política de um pedido voluntário de afastamento, enfrentando a resistência dele e de seus apoiadores. Agora, este seria de fato o melhor serviço que ele prestaria a seu partido e a si mesmo.


Tereza Cruvinel atua no jornalismo político desde 1980, com passagem por diferentes veículos. Entre 1986 e 2007, assinou a coluna “Panorama Político”, no Jornal O Globo, e foi comentarista da Globonews. Implantou a Empresa Brasil de Comunicação - EBC - e seu principal canal público, a TV Brasil, presidindo-a no período de 2007 a 2011. Encerrou o mandato e retornou ao colunismo político no Correio Braziliense (2012-2014). Atualmente, é comentarista da RedeTV e agora colunista associada ao Brasil 247.

.....





G1, 15/04/2015



PT anuncia afastamento de João Vaccari da tesouraria do partido


Roney Domingos
Do G1 São Paulo


O PT informou nesta quarta-feira (15) por meio de nota (leia a íntegra ao final desta reportagem) que o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto, solicitou afastamento da Secretaria Nacional de Finanças da legenda.

A nota, assinada pelo presidente do PT, Rui Falcão, informa que Vaccari pediu afastamento por questões "práticas e legais" e manifesta "solidariedade" ao tesoureiro, preso nesta quarta pela Polícia Federal durante a 12ª fase da Operação Lava Jato sob suspeita de receber propina em esquema de corrupção na Petrobras. Vaccari sempre negou as acusações.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo PT:

NOTA OFICIAL DA PRESIDÊNCIA DO PT

O Partido dos Trabalhadores manifesta-se a respeito da desnecessária detenção, na data de hoje, do Secretário de Finanças e Planejamento, João Vaccari Neto, nos seguintes termos:

1 – A detenção de João Vaccari Neto é injustificada visto que, desde o início das investigações, ele sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar qualquer esclarecimento que lhe fosse solicitado. Convocado, prestou depoimento na Delegacia da Polícia Federal de São Paulo, em 5 de fevereiro desse ano. Além disso, na CPI da Petrobras, respondeu a todas as questões formuladas pelos parlamentares.

2 – Reafirmamos nossa confiança na inocência de João Vaccari Neto, não só pela sua conduta à frente da Secretaria Nacional de Finanças e Planejamento, mas também porque, sob a égide do Estado Democrático de Direito, prevalece o princípio fundamental de que todos são inocentes até prova em contrário.

3 – Os advogados que cuidam da defesa de João Vaccari Neto estão apresentando um pedido de habeas corpus para que sua liberdade ocorra no prazo mais curto possível.

4 – Informamos ainda que, por questões de ordem práticas e legais, João Vaccari Neto solicitou seu afastamento da Secretaria de Finanças e Planejamento do PT.

5 – O Partido dos Trabalhadores expressa sua solidariedade a João Vaccari Neto e sua família, confiando que a verdade prevalecerá no final.

Rui Falcão
Presidente Nacional do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário