segunda-feira, 13 de abril de 2015

A estudante baiana aceita em 9 universidades dos EUA





 
G1, 13 de abril de 2015



Baiana aceita em 9 universidades dos EUA tem ajuda para conhecer 4 delas



Danutta Rodrigues Do G1 BA





A estudante Georgia Gabriela da Silva Sampaio, de 19 anos, selecionada em um programa da Universidade de Harvard em 2014 e aprovada em nove universidades norte-americanas, está com viagem marcada para os Estados Unidos e embarca na terça-feira (14). Em entrevista ao G1 nesta segunda (13), a jovem de Feira de Santana, que estava em busca de recursos para conhecer quatro das faculdades em que foi aceita, conseguiu o patrocínio de uma instituição bancária do município onde mora.

Das nove universidades em que foi aprovada, Georgia pretende escolher onde vai estudar entre as quatro que irá visitar: Yale, Stanford, Columbia e Duke. A decisão deve ser tomada até o dia 1º de maio. "No ano passado, o assessor de imprensa desse banco entrou em contato comigo perguntando se eu precisava de alguma ajuda. Mas como eu tinha contrato de exclusividade com o meu colégio, não podia aceitar. Aí eu peguei o número dele e entrei em contato dessa vez. No sábado (11), o assessor me ligou e disse que eles vão bancar as passagens aéreas", comemora.

Segundo a estudante baiana, além da passagem para Boston, onde deve conhecer três universidades, ela ainda irá conhecer a instituição de Stanford. "Eles também aceitaram arcar com a passagem interna lá nos Estados Unidos", conta.

A estudante, que pretende cursar engenharia biomédica, vai embarcar na manhã de terça-feira para os Estados Unidos. O voo sairá de Salvador com destino a Boston. A volta está marcada para o dia 30 de abril.

Georgia Gabriela ainda relatou que conhecer as universidades pessoalmente vai ser fundamental para escolher em qual instituição quer ficar. "Eu estava conversando com uma amiga que estuda em Yale e ela disse que tem uma hora que a qualidade das universidades se assemelham muito, e o que faz a diferença é se você vai se sentir bem nela. Quero me encontrar em uma dessas quatro universidades”, revela.

Apesar das malas ainda não estarem prontas, a estudante confessa que está bastante eufórica com a viagem. "Estou muito animada. Ainda não arrumei as malas...nada. Estou cheia de coisa para fazer. Vai ser muito bom para escolher a melhor opção para mim", conclui.




Aprovação

Georgia Gabriela foi aprovada em nove universidades norte-americanas e terá até o dia 1º de maio para decidir em qual delas irá cursar o ensino superior. A jovem de Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, ainda aguarda na lista de espera de outras duas instituições dos Estados Unidos.

De acordo com Georgia Gabriela, que pretende estudar engenharia biomédica, ainda este mês serão realizados eventos pelas universidades norte-americanas para que os estudantes conheçam melhor as instituições. Mas, com a falta de recursos para viajar, ela está em busca de patrocínio para participar. “Eu queria muito agora participar do evento que elas promovem em abril, mas eu estou procurando patrocínio para fazer a viagem para conhecer. Indo ou não, eu tenho que dar o retorno até primeiro de maio”, comenta.

As aprovações, que saíram em março, é o resultado de dedicação aos estudos e determinação. “Eu estudava das 8h às 19h voltada para essas provas. Lia livros, pesquisas. Me inscrevi em atividades extra-curriculares, que conta para aprovação. Em vez de música, ouvia palestras em inglês quando voltava para casa", relata.

A jovem foi aprovada nas universidades de Stanford University, Minerva, Duke University, Northeastern University, Middlebury College, Yale University, Columbia University, Dartmouth College e Barnard College. Na última segunda-feira (6), Georgia Gabriela já recebeu proposta de bolsa integral de uma das instituições estrangeiras durante entrevista por meio da internet.

“A maioria das entrevistas ocorre durante o processo de candidatura ainda. A Dartmouth College me ofereceu uma bolsa integral, que é uma bolsa de mérito, que não paga só o curso, como também outras coisas. Segunda-feira eu conversei com essa universidade e ainda vou conversar com outras, mas a maioria foi antes do resultado”, conta.


Dedicação

O processo de candidatura da jovem começou em abril do ano passado. A primeira vez em que fez o processo para ser aprovada nas instituições foi no final de 2013, quando concluiu o ensino médio. Porém, alguns problemas de saúde impediram que a jovem alcançasse o objetivo naquele momento, o que não impediu a nova tentativa.

"Eu não dei 100% de mim naquele ano. Perdi a Unicamp. Eu tinha a vaga na UFRJ, mas aí resolvi para tentar de novo. Eu procurei meu antigo colégio e eles me ofereceram o ambiente da escola, o transporte de ida e volta, alimentação para ficar lá e pagaram as minhas taxas das provas, o que facilitou muito", relata. Georgia Gabriela se candidatou em 15 instituições. No Brasil, a estudante passou na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ao ser perguntada sobre qual a motivação para estudar fora do país, Georgia Gabriela revela que o fato das instituições norte-americanas possibilitarem pesquisas individuais e criação de projetos durante a graduação foi determinante. Para ela, o valor da bolsa disponibilizada também é um dos fatores que vai pesar na hora em que escolher a universidade, pois a família não possui condições para custear a jovem no exterior.

Georgia Gabriela destaca que a conquista requer muito trabalho, mas valeu a pena. “A mensagem mais importante disso tudo é que não se pode desistir que coisas que pareçam estar além do alcance. É tentar alcançar o impossível, que só se mantém impossível quando não se tenta. Comecei a aprender inglês sozinha, com 12 anos, porque eu gostava de músicas em inglês. A pesquisa, por exemplo, me ajudou na candidatura. É possível fazer além do que é posto. Se permitir tentar, arriscar, ir além, não é fácil, requer muito trabalho, muito esforço, mas vale muito a pena”, conclui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário