quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

WikiLeaks indicado ao prêmio Nobel da Paz

http://www.ecnsoft.net/wp-content/uploads/2010/12/wikileaks-logo.jpg

São Paulo, quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011
 

NORUEGA 

Parlamentar indica o site WikiLeaks ao prêmio Nobel da Paz

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Um parlamentar norueguês indicou o site WikiLeaks para a edição de 2011 do prêmio Nobel da Paz. O político Snorre Valen, 26, do Partido Socialista, disse que o site de vazamento de informações promoveu democracia, direitos humanos e liberdade de expressão, como o último vencedor, o opositor chinês Liu Xiaobo.
Valen escreveu em seu blog que o WikiLeaks expôs "corrupção, crimes de guerra e tortura", por meio dos documentos secretos disponibilizados.
No ano passado, o site revelou papéis sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão e mais de 250 mil documentos diplomáticos americanos reservados de várias partes do mundo, constrangendo Washington ante líderes mundiais.
Os vazamentos causaram ainda atritos entre o fundador do site, Julian Assange, e grandes veículos de imprensa.
Desde anteontem, o jornal britânico que revela os papéis é o "Daily Telegraph", após Assange ter rompido com o "Guardian", que mantinha parceria com o WikiLeaks.

.....
São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 

Assange afirma que gostaria de ter asilo político no Brasil 

DE SÃO PAULO - O fundador do site WikiLeaks -que vazou telegramas secretos da diplomacia dos EUA-, Julian Assange, disse que ficaria "lisonjeado" se o Brasil lhe oferecesse asilo político.
Em entrevista a internautas brasileiros, o criador do WikiLeaks diz que ainda "há muitas revelações importantíssimas", que estão por vir.
Para Assange o telegrama que pede aos diplomatas americanos detalhes de funcionários da ONU foi um dos mais importantes já revelados pelo WikiLeaks.
Assange ainda afirma que, caso fosse feito um filme sobre sua trajetória, gostaria que Will Smith fizesse seu papel.
A Folha e outras seis publicações têm acesso ao material antes da sua divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário