quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O "macrogato"

Raça danosa!
Querem ferrar com um país, um estado, uma cidade, entreguem sua administração a um vendilhão tucano!
 
Entregaram a Eletropaulo a preço de banana para que? Que aconteceu com os propagandeados benefícios da privatização da Eletropaulo?
 
Não são governantes, não são administradores, são incapazes de desenvolver um plano de governo em qualquer nível. Só o que sabem fazer é montar planilhas de venda de patrimônio público.
 

 
 http://user.img.todaoferta.uol.com.br/M/I/WA/FQ3IFA/1236294377282_bigPhoto_0.jpg
Na figura, o avançado projeto energético tucano para São Paulo 

 
São Paulo, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
 
Depois da privataria, o "macrogato"
 
ELIO GASPARI
 
O secretário de Energia do governo de São Paulo, José Aníbal (PSDB-SP), anunciou que shoppings centers, empreendimentos comerciais e conjuntos habitacionais "vão ter que ter" geração própria para evitar apagões. Nas suas palavras:
"Nos momentos de pico, eles saem da rede e fazem geração própria. Vai ter que trabalhar nisso. Isso não é só saudável do ponto de vista do conjunto do sistema, como é prudente do ponto de vista das insuficiências da transmissão da empresa que está aí. Vamos estimular".
O que o doutor propõe é um salto para o século 19, com a criação de um sistema avulso de geração de energia elétrica, o "macrogato". Um absurdo ambiental, porque os geradores queimam óleo diesel; econômico, porque o equipamento de um edifício residencial custa algumas dezenas de milhares de reais; e financeiro, porque o freguês gastará com a manutenção da máquina enquanto ela estiver parada. Tudo isso e mais a pontual conta de uma energia que às vezes vem, mas pode não vir. Há 12 anos, quando o tucanato vendeu a Eletropaulo, prometiam-se rios de mel. Os novos donos fariam investimentos, o sistema melhoraria e todo mundo ficaria feliz.
Em 1998, a Eletropaulo foi vendida pelo preço mínimo
porque um dos arrematantes, a AES, tinha um contrato de gaveta com o consórcio rival da Enron.Por conta da decadência do sistema elétrico ("o melhor do mundo", para o ministro Edison Lobão), pode-se estimar que haja em São Paulo algo como 20 mil geradores instalados até mesmo em restaurantes e edifícios residenciais. Essa gambiarra degenera o sistema, remunera a inépcia e derruba a produtividade da economia. Num país onde os cidadãos pagam duas vezes pela educação e pela saúde (uma para a Receita e outra para a rede privada), o doutor José Aníbal apresenta a matriz energética do "gato". Vale lembrar que o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, era o presidente do Conselho Diretor do Programa de Desestatização do Estado quando a Eletropaulo foi vendida.
O sistema elétrico brasileiro, como o ferroviário e o de telefonia, já foi privado, passou para a Viúva e retornou ao mercado. Em tese, o empresário presta o serviço, recebe tarifas, investe e remunera-se. Na prática, uma relação incestuosa entre os operadores e o Estado resulta no desestímulo aos investimentos e na degradação dos serviços. Nessa hora, se a empresa é pública, privatiza-se. Se é privada, estatiza-se. Na ida ou na volta, alguns maganos fazem a festa.
Quando o secretário de Energia de São Paulo sugere a criação de um "gato" de geradores, pode-se suspeitar que a estatização passou a ser vista como um bom negócio pelos concessionários beneficiados pela privataria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário