sábado, 19 de fevereiro de 2011

Visita ao Brasil: Comitiva de Obama terá até mil pessoas

us president cartoons, us president cartoon, us president picture, us president pictures, us president image, us president images, us president illustration, us president illustrations
 
São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 2011

Comitiva de Obama terá até mil pessoas

ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

O consulado brasileiro em Washington recebeu cerca de mil pedidos de vistos para pessoas que devem acompanhar o presidente dos EUA, Barack Obama, em sua primeira viagem ao Brasil, prevista para 19 e 20 de março.
O maior volume de pedidos é de funcionários de logística, e parte considerável é para equipes de segurança.
Especula-se que Obama trará não só a mulher, Michelle, mas também as duas filhas, Malia, 12, e Sasha, 9, o que aumentaria muito o tamanho da proteção requerida.
A Casa Branca e o serviço secreto não revelam detalhes sobre operações de segurança e só dizem que o número de pessoas varia de acordo com o local visitado. Em muitos casos, a equipe é completada com membros do serviço secreto que já estão alocados no país de destino.
Além disso, forças locais também são acionadas para a segurança de chefes de Estado. Quando visitou o país, em 2007, o ex-presidente George W. Bush (2001-2009) teve 3.200 pessoas deslocadas para sua segurança.
Entre os interessados em acompanhar Obama estão também ao menos 150 jornalistas estrangeiros, muitos dos quais viajarão em voo organizado pela Casa Branca.
O número é mais alto que a média de jornalistas que costuma acompanhar viagens oficiais do presidente, que é de entre 75 e 95 pessoas.
Segundo encarregados de organizar a viagem, o total de repórteres que irão no voo oficial ainda não foi definido, e muitos dos que pediram vistos podem preferir usar voos comerciais. Mas eles confirmaram à Folha que o interesse tem sido alto.
Ainda pediram vistos funcionários de cerimonial, assessores de imprensa, empresários e funcionários de diversas pastas governamentais. Alguns negociadores deverão chegar ao país cerca de duas semanas antes de Obama para acertar acordos comerciais e de cooperação.
A cifra de mil pessoas, apesar de alta, é considerada normal para visitas de presidentes americanos ao país.
Mas é muito superior à de outros chefes de Estado. Um ministro português que esteve recentemente no Brasil, por exemplo, levou comitiva de quatro pessoas, e a delegação que acompanhou a visita presidencial francesa teve cerca de cem pessoas.
presidentes brasileiros costumam levar equipes totais - incluindo segurança - de 50 pessoas ao exterior.
Obama pretende ir a Brasília e ao Rio. No Rio, estuda visita a uma favela com UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) e, conforme antecipou a Folha, discurso público.
Em Brasília, deverá assinar acordos econômicos e no setor de biocombustíveis. Também terá encontro com empresários no Itamaraty.
Os detalhes finais serão acertados na próxima semana em Washington pelo chanceler Antonio Patriota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário