sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pessoas com estrela



São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
 
RUY CASTRO

RIO DE JANEIRO - Em 1966, em Londres, um jovem, Bob Nadkarni, aspirante a escultor, ia tomar o ônibus que o levaria à escola de belas artes onde trabalhava como professor. Pregado no poste, havia um anúncio: "Precisa-se de escultor de miniaturas de naves espaciais para filme de science-fiction. Apresentar-se no estúdio tal".
Por acaso, parou no ponto um ônibus que ia naquela direção e, sem pensar, Bob o tomou -significava trocar o emprego na escola por talvez nada. Quando chegou ao endereço, um homem fantasiado de macaco cumprimentou-o. Era um amigo e disse que a fantasia era para uma ponta no filme. Bob foi atendido pelo diretor e contratado. O diretor era Stanley Kubrick. O filme, "2001: Uma Odisseia no Espaço".
O nome de Bob Nadkarni está nos créditos de "2001". Ele ainda trabalhou em outros filmes antes de vir parar no Rio, onde está há 30 anos e tem um misto de pousada e centro cultural, chamado The Maze, no morro Tavares Bastos, no Catete. Em 1966, estava no lugar certo, na hora certa.

Outro jovem, Luís Fernando Verissimo, 22 anos em 1959, flanava certa noite por Roma quando ouviu um alarido anormal da multidão perto da fonte de Trevi. Foi ver o que era -e viu: Federico Fellini filmando a sequência em que Anita Ekberg entra vestida na água e é seguida por um hipnotizado Marcello Mastroianni, em "A Doce Vida".
 

Mas nada supera o acaso que bafejou o futuro intelectual russo radicado em São Paulo, Boris Schnaiderman, hoje com 93 anos. Em 1925, Boris tinha 8 anos, morava em Odessa, na Rússia, e estava brincando nas imediações de uma escadaria. De repente, quase foi atropelado por um carrinho de bebê. Estava sendo testemunha da filmagem, por Eisenstein, da sequência da escadaria em "Encouraçado Potemkim". Era a história, sem aviso, passando diante de seus olhos.
 

Algumas pessoas têm estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário