O primeiro direito de fato dos oprimidos é o direito à rebelião!
Paulo Freire, Pedagogia do oprimido.
A sociedade capitalista, assim como as sociedades anteriores, é um mundo
de aparências. Vemos um fenômeno e de imediato pensamos que a verdade está toda
nele. É por isso que muita gente pensa que este mundo, com sua organização
social, é eterno; que vivemos numa democracia ou que todo tipo de rebelião é
ruim, e que por isso nenhuma violência deve ser defendida ou aplicada.
O ponto de partida para sabermos se a rebelião é ou não um direito é este: vivemos numa sociedade de aparências. Na aparência, as leis são para todos; são direitos e deveres para todos os membros da sociedade. Porém, na essência, é assim? A vida mostra que não.
Na essência, as leis são direitos ao mesmo tempo concretos e abstratos. Quando se trata da classe dominante, há direito concreto, direito de fato. Quando se trata da classe dominada, há direito abstrato, isto é, direito formal, que não sai do papel ou da boca dos porta-vozes das próprias classes dominantes ou dos pacifistas que também servem ao capital.
O ponto de partida para sabermos se a rebelião é ou não um direito é este: vivemos numa sociedade de aparências. Na aparência, as leis são para todos; são direitos e deveres para todos os membros da sociedade. Porém, na essência, é assim? A vida mostra que não.
Na essência, as leis são direitos ao mesmo tempo concretos e abstratos. Quando se trata da classe dominante, há direito concreto, direito de fato. Quando se trata da classe dominada, há direito abstrato, isto é, direito formal, que não sai do papel ou da boca dos porta-vozes das próprias classes dominantes ou dos pacifistas que também servem ao capital.
As classes dominantes possuem vários direitos concretos, reais e
cumpridos ao pé da letra. E se elas não têm um direito, basta mudar a lei, uma
vez que são elas mesmas que controlam o parlamento, e pronto: O que era
proibido se torna legal. Em 1942, por exemplo, Assis Chateaubriand, um dos
maiores ricaços da comunicação no Brasil da época, para poder ficar com a guarda
de sua filha, após se separar da esposa,declarou: "Se a lei é contra
mim, então,meus senhores, vamos ter que mudar a lei". Logo depois, foi
publicado o decreto 5213, concedendo o direito que lhe faltava.
Quer dizer,as classes dominantes possuem um amontoado de direitos e,
além disso, possuem o poder de criar mais direitos para elas próprias, tudo
porque são elas que detém o Poder político, econômico, militar e ideológico.Mas de todos os direitos das classes reacionárias, qual o direito principal?
É o direito de oprimir e explorar. Esse é o primeiro direito dos ricos, é a partir dele que surgem todos os outros privilégios, os outros direitos.
Entretanto, qual seria o primeiro direito dos pobres, o primeiro direito com o qual estes mesmos pobres poderiam conquistar seus outros direitos?
Primeiramente, este direito não é dado pelas classes dominantes. Daí
concluímos que é um direito criado pelos próprios explorados e oprimidos.
Por este motivo, o primeiro e legítimo direito daqueles que nada possuem é o direito sagrado de se rebelar contra uma ordem social injusta, que mantém todos os seres humanos, das classes oprimidas,na mais completa injustiça, fome, miséria, embrutecimento, animalidade, num mundo em que todos poderiam viver com trabalho, pão, moradia, saúde e educação, mundo este que só pode ser efetivado quando as massas se organizarem e tomarem os seus destinos em suas próprias mãos, utilizando seu legítimo direito de rebelião para destruir o direito de oprimir, explorar e até mesmo o direito de se rebelar, pois só há rebelião onde há opressão.
E para aqueles que dizem que o primeiro direito é a vida, digo que este não passa de um direito abstrato, impossível de ser conquistado enquanto vivermos numa sociedade de classes, cuja base é a produção de lucros para meia dúzia de famílias, e não para satisfazer as necessidades materias e espirituais de todos os seres humanos. O direito à vida na sociedade de classes, concretamente, é o direito da classe dominante de possuir uma vida de luxo, esbanjamento e opulência, enquanto a esmagadora maioria dos seres humanos só possuem o direito a uma vida de miséria extrema, uma vida que muitas vezes não pode ser vivida pelo fato de um ser humano ter que matar o outro pra poder viver melhor. O direito à vida só poderá ser concretizado, só poderá ser o primeiro direito, a partir do momento em que os oprimidos retirarem das mãos da minoria esse terrível direito de oprimir e explorar, e a única lei que conduz a isso é a lei de atrever-se a se rebelar.
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