segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SISU: A democratização de acesso dos alunos às universidades

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/01/15/o-que-o-sisu-fez-de-bom-para-a-minha-filha-e-nos/

“O que o SISU fez de bom para a minha filha e nós”

    Publicado em 15/01/2012


O Conversa Afiada reproduz e-mail que recebeu do amigo navegante João Batista Pereira:

Paulo Henrique:


Esta semana tivemos, aqui em casa, a grata notícia de que minha filha passou no vestibular de Medicina da Universidade Federal Fluminense (em Niterói).

A UFF aderiu ao SISU. Minha filha fez o ENEM e, sem sair de casa, pode concorrer em diversas Universidades Brasil afora pelo SISU.

A UFF tem cotas sociais: ou seja, quem estudou a vida inteira em Colégios Públicos tem uma bonificação sobre a pontuação do ENEM.

Como minha filha estudou a vida inteira em Colégios Públicos, e foi muito bem no ENEM (modéstia a parte) , ela entrou em uma Universidade conceituada, em um curso concorridíssimo.

Ou seja, sem o SISU ela não teria como ter ido a Niteroi fazer o vestibular presencial, pois a distância, datas de vestibulares presenciais e custos a impediriam de ir.

Lembremos que o ENEM é aquele exame do qual foram roubadas provas da Gráfica Plural (Grupo Folha) no ano de 2009.

Quem faz uso do SISU consegue entender a importância do mesmo. Esse exame é a democratização da possibilidade de acesso dos alunos às Universidades que do SISU participam, na sua grande maioria Federais. Espero que um dia o vestibular acabe, e que todas as Universidades Públicas brasileiras usem o ENEM e o SISU para a seleção dos alunos que lá entram.

Agora vamos apenas manter minha filha em Niteroi (o que não é pouco para uma família classe média), e em seis anos teremos mais uma médica consciente neste país.

O Nunca Dantes e o Ministro Haddad tem minha eterna gratidão. Ah, sempre votei no Nunca Dantes, mesmo antes de saber que alguém aqui de casa seria beneficiado com algo oriundo do Governo Lula.

Abraços

João

.....


848 mil inscritos no ProUni. Que horror !

Publicado em 16/01/2012



Saiu no Globo:
 
Prouni registra 848 mil inscrições para bolsas de estudo


São oferecidas 195 mil bolsas de estudos em instituições particulares

RIO – Até as 18h deste domingo, segundo dia de inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni), 444.639 candidatos se inscreveram, totalizando 848.258 inscrições, já que o estudante tem a opção de concorrer em até duas opções de curso. A oferta para este primeiro semestre é de 195.030 bolsas — 98.728 integrais e 96.302 parciais, de 50% da mensalidade – em 1.321 instituições de ensino superior particulares, entre universidades, centros universitários e faculdades.

Os estados com maior número de inscrições, até as 18h, foram São Paulo, com 181.699 inscrições; Minas Gerais, com 96.196; Rio de Janeiro, com 59.560; Bahia, com 58.123 e Rio Grande do Sul, com 56.620. O prazo para as inscrições, que neste processo serão realizadas em uma única etapa, será encerrado às 23h59 da próxima quinta-feira, 19. Em seguida, serão realizadas duas chamadas para convocação dos pré-selecionados.

A primeira chamada será divulgada no dia 22 próximo. A partir do dia seguinte, até 1º de fevereiro, o candidato pré-selecionado terá prazo para comparecer à instituição de ensino a fim de apresentar a documentação e providenciar a matrícula. A segunda chamada está prevista para 7 de fevereiro, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 15.

Espera

Ao fim das duas chamadas, aqueles que não foram pré-selecionados ou o foram para cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera. Essa lista será usada pelas instituições participantes do programa para a concessão das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

O período para manifestação de interesse na lista vai de 22 a 24 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações. A primeira, a partir de 27 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula de 28 do mesmo mês até 2 de março. A segunda, em 9 de março, com prazo de 12 a 15 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário